Notícias

postada em 02/10/2019

SEGUNDO DIA DE FÓRUM TRATA SOBRE EMPREENDEDORISMO EM DIVERSAS ÁREAS

O dia 02 de outubro ficou marcado pelo segundo dia do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento de Igrejinha, uma parceria da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul com o gabinete do Vereador Guto Scherer e o Instituto Desenvolver.

Ao total foram 21 painelistas focados em debater o crescimento local e regional, dentre as temáticas de vendas, agricultura, turismo local e de eventos e comércio e serviços.

WORKSHOP de vendas:

O segundo dia do maior Fórum de Debates pelo Desenvolvimento iniciou com um workshop denominado: como vender mais e melhor – estratégias de negócios.

O painelista Maycon Schmitt é formado em gestão de vendas e coaching, atualmente é diretor de vendas do grupo Crisdu. Em sua fala, destacou a importância do vendedor nos dias de hoje e a força do vendedor e do time de vendas.

Maycon destacou a importância do perfil vendedor perante as organizações e o impacto perante os clientes. “Precisamos trabalhar em conjunto com os clientes, buscar informações, examinar suas necessidades, sugerir produtos adequados às necessidades detectadas e oferecer um serviço de pós-venda que renda a satisfação desejada! ”, conta.

AGRICULTURA:

O primeiro painel da tarde trata sobre uma realidade local: a agricultura. Lino Geraldo Vargas de Moura é engenheiro agrônomo e foi o responsável pela condução do debate entre os painelistas: José Alexandre da Silva Rodrigues que é diretor de agricultura familiar e agroindústria; Bernardo Todeschini atual superintendente federal de Agricultura no RS; e os agricultores Paulo Kraemer e Altair Hoppe Guimarães.

A fala iniciou os com cases dos agricultores da região, onde puderam expor suas realidades de desenvolvimento aos participantes.  Por um lado, a senhora Altair com a produção de hortaliças, para fornecimento ao comércio local. Do outro, o senhor Paulo Kraemer com o turismo rural, do qual faz parte do roteiro em expansão “Caminhos do Rural Saudável”.

Ao discorrer, José Alexandre valoriza a importância de eventos que debatam a temática da agricultura. “A troca de experiências facilita o processo. É importante ter essa proximidade entre os agricultores, o setor público e a comunidade em geral. ”, conta.

Bernardo, superintendente federal de Agricultura no Rio Grande do Sul enfatiza a importância do turismo rural. “Sabemos que atrás daquele produto existe uma tecnologia de produção e a mão de obra familiar. Sabemos também que as pessoas têm interesse em conhecer e saber como funciona, essa é a essência do turismo rural! ”, afirma.

TURISMO:

O coordenador do curso de turismo da FACCAT, Álvaro Machado foi o responsável pela mediação do segundo painel do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento. Dentre os painelistas, estiveram o secretário de turismo de Canela, Ângelo Sanches; o secretário adjunto de turismo de Nova Petrópolis, Gilnei Mück e a representante do Alles Blau Shopping a Céu Aberto, Adreane Feiten.

Ao discorrer sobre a importância do turista, Gilnei enfatiza a questão do bom atendimento. “O turista quer ser bem recebido. Planejou para aquele momento e quer ter a melhor experiência possível! ”, finaliza sua fala deixando uma dica aos presentes. “Os municípios que pretendem se beneficiar com o turismo, devem buscar sua essência! ”, conta.

Ângelo inicia sua fala dando o exemplo das cidades de Canela e Gramado. “Desde jovens, os alunos têm aula na escola sobre cidadania e turismo. A cidade entende a relevância do turismo e a importância para o desenvolvimento local, isso permite o crescimento! ”, conta. Ao ser questionado sobre a cultura de não trabalhar aos finais de semana, rebate. “Vamos começar a movimentar o turismo na cidade? Então tem que mudar a cultura dos moradores, faz parte da reeducação do município! ”, finaliza.

TURISMO DE EVENTOS:

O terceiro painel do segundo dia de atividades do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento foi um momento expositivo, onde cases de sucesso sobre o turismo de eventos na região foram apresentados.

Dentre os painelistas estiveram a presidente do CDL de Igrejinha/Três Coroas, Giseli Selau; o presidente da 32º Oktoberfest de Igrejinha, Ezequiel Stein; o presidente da ACERVAI, Gustavo Ritter e o presidente do clube Serra Grande de Voo Livre, Carlos Henrique Petry.

Todos os participantes expuseram suas experiências e dificuldades relacionadas a realização de eventos expressivos na região. Discorrendo sobre propostas de eventos em diferentes áreas, esclareceram juntamente ao público o quanto envolve a produção e organização de eventos de grande porte.

Ao final, a mensagem deixada aos participantes foi sobre a contribuição das instituições, através dos eventos, para o desenvolvimento local e aquecimento do mercado municipal.

 

COMÉRCIO E SERVIÇOS:

O quarto e último painel do segundo dia de Fórum tratou sobre Comércio e Serviços. Com a mediação de Wesley Lucas, os painelistas foram: a diretora de inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon e o presidente da FCDL/RS Vitor Augusto Koch, os cases de sucesso ficaram por conta do Vini do Xis do Vini, Luis Schuler da Voltec e Eduardo Nogueira da Crisdu.

Vitor inicia sua fala tratando sobre a importância do planejamento em todas as áreas de uma empresa, dando ênfase para as áreas de marketing e vendas. “O planejamento é o mínimo que pode acontecer! ”.

Luis da Voltec fala sobre a valorização dos funcionários em prol da satisfação dos clientes. “Vendendo serviços de qualidade aliados ao atendimento padronizado, sempre seremos lembrados com credibilidade! ”, afirma.

CEO do Xis do Vini, Vinicius afirma a necessidade de valorizar os clientes, ao finalizar deixou a mensagem. “Para as grandes marcas sobrevierem, precisam criar nos consumidores uma felicidade além da razão. Isso se transforma em fidelidade! ”, conta.

ENCERRAMENTO:

Ao total foram 4 painéis entre a tarde e à noite da quarta-feira. Na quinta-feira, acontece o terceiro e último dia de Fórum em Igrejinha. A temática abordada no dia 03 é Pesquisa e Inovação.