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postada em 01/10/2019

PRIMEIRO DIA DO FÓRUM DE DEBATES DE IGREJINHA TRATOU SOBRE EDUCAÇÃO

Outubro iniciou com o pé direito para a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul! No dia primeiro de outubro, aconteceu o primeiro dia, de um total de três do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento etapa Igrejinha. 

A abertura ficou por conta do presidente da Fundação Ulysses Guimarães filial Rio Grande do Sul e do Vereador local, presidente do Instituto Desenvolver e idealizador do evento, Guto Scherer.

O presidente da FUG/RS ressaltou a importância da parceria oriunda da Associação dos Vereadores do  MDB/RS. "Já dialogamos com diversas pessoas por todo o estado através do Fórum de Debates. Queremos auxiliar no desenvolvimento local por meio do diálogo e da inovação!", conta.

Ao saudar os participantes, Guto fez referência a todos os parceiros que contribuíram para o acontecimento do evento, bem como, ressaltou a importância da iniciativa. "Estamos colhendo os frutos da primeira edição, que aconteceu em 2018. A partir daí, tivemos a possibilidade de expandir o debate para outros 12 municípios do estado, buscando alternativas para o desenvolvimento de cada região.", conta.

O primeiro dia do Fórum debateu a temática da Educação: Possibilidades para o Desenvolvimento e foi dividido em três painéis. 

Educação Técnica:

O primeiro painel da tarde foi mediado pela coordenadora do Programa Gestão de Carreira da Unisinos, Luciane Leila Linden Gottschalk e tratou sobre Educação Técnica. Com formação em psicologia e mestrado em Psicologia Clínica, Luciane fez o intermédio do debate entre líderes educacionais da região, como: o diretor do campus IFRS Rolante, Jesus Rosemar Borges; Gerente de operações do Senai, Eduardo Weber; professora do Cimol Maria Luiza e o coordenador dos cursos EAD do SENAC de Taquara, Kleber Cortez.

Os painelistas apresentaram suas respectivas instituições e as ferramentas de ensino que são utilizadas juntamente aos alunos. Jesus Borges da IFRS Rolante valoriza a oportunidade de discorrer no Fórum. "É importante para nós tratarmos sobre a temática da educação, contudo, mais ainda para os jovens que estão aqui para o debate! Precisamos nos inspirar em pessoas que fazem a diferença. A educação proporciona isso", conta.

Através do método pedagógico inovador, o coordenador do SENAC Kleber afirma o propósito da instituição. "O curso técnico é uma formação rápida em um mercado que o jovem tem interesse. Buscamos por meio do método de ensino desenvolver o melhor do aluno. Queremos ensinar para o aluno crescer e nos desenvolvermos juntos!", ressalta.

Ao final da fala, os participantes puderam realizar questionamentos aos especialistas. Ao serem indagados sobre a efetividade dos projetos de pesquisa na realidade local, a professora do CIMOL Maria Luiza rebateu. "O projeto de pesquisa está inserido em todas as turmas de todos os cursos da nossa instituição. Instigamos aos alunos utilizarem essa ferramenta na resolução de fatores locais!". Eduardo Weber do SENAI confirma que os alunos da instituição recebem cases reais para aplicação de metodologia. "Através dos projetos integradores os alunos vivenciam a dificuldade na prática, chegando na melhor solução por meio da metodologia aplicada a pesquisa!", finaliza.

 

Educação Superior:

A diretora da Zelo Consultoria, Gabriela Dal Forno Martins foi a responsável por mediar o segundo painel da tarde. Participaram do debate o Diretor da Faccat, prof. Delmar Backer; o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov;  o Diretor da FATEC CEEO, Duarte Matzembacher e o Diretor da unidade acadêmica de educação online da Unisinos, prof. Vinicius Costa de Souza.

Unanimidade nos discursos, todos os painelistas expuseram a inovação na aprendizagem. Cleber Prodanov ressaltou em sua fala a necessidade de se adequar as mudanças. "As pessoas estão produzindo mudanças. Não iremos chegar a lugar nenhum fazendo tendo as mesmas atitudes. As universidades precisam repensar suas atividades, o mundo está hiperconectado.", conta.

A mediadora Gabriela sintetiza a fala dos palestrantes, concluindo sobre a qualidade da educação. "A educação não é mercadoria. O ensino superior não deve ser isolado do ensino básico, deve existir conectividade e colaboração entre as partes, isso reflete na integração dos alunos.",afirma.

Ao ser indagado sobre a carência de tecnologia em polos desprivilegiados, o professor da Unisinos Vinicius Costa de Souza afirma que grande parte da solução depende do setor público. "Estas mudanças estruturais passam por políticas públicas. O governo precisa entender que a educação tem papel fundamental no desenvolvimento do país. Os docentes precisam de investimento para embasar um ensino de qualidade!", finaliza.

Educação do Futuro:

Mediando o terceiro e último painel, o professor e diretor do Instituto Desenvolver Luis Loro conduziu o debate entre os quatro painelistas. Para abordar a temática da Educação do Futuro, estiveram presentes o diretor de operações do SESI, Paulo Mól; o especialista em Steam e Doutorando na USP, Gustavo Pugliese; o ex-secretário de Educação do RS, Ronald Krumenauer e o criador da Agência de fomento Besouro, Vinicius Mendes Lima.

Paulo Mól discorreu sobre as características da escola do futuro, dentre elas, citou a importância de preparar os alunos. "Precisamos preparar pessoas críticas, que consigam expressar o que querem e induzir outras pessoas a trabalharem em conjunto!", Gustavo Pugliese complementa. "Inovar está atrelado a recuperar as bases do processo educacional.", conta.

O empreendedor Vinicius Mendes Lima reforça seu posicionamento em relação ao ensino empreendedor. "Os jovens precisam de regras, mas também, precisam ousar. É necessário o equilíbrio!"

 

Encerramento:

Além dos três painéis, os grupos da turma de educação empreendedora do Instituto Desenvolver apresentaram seus "pitchs" perante uma banca avaliadora. Ao total, 7 grupos apresentaram seus projetos, dentre eles: (re)significar; Looking for a job; ICCN; RentALL; NAVE; Agrifood e Guia Financeiro.                                                    

O primeiro dia de evento, encerrou com a formatura da primeira turma do Instituto Desenvolver.