Notícias

postada em 28/09/2019

EVENTO REGIONAL DEBATE POLÍTICAS DE JOVENS E MULHERES

A manhã do sábado, dia 28 de setembro, ficou marcada pela realização de um evento regional da Juventude do MDB, com aval da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul.

Na abertura do evento, o presidente da FUG/RS João Alberto Machado saudou os presentes e ressaltou o papel ativo da Fundação perante o MDB dos municípios. “Temos trabalhado intensamente, o programa 2020 é prova disso! ”, fazendo referência ao projeto que busca qualificar os pré-candidatos.

O presidente da Juventude do MDB de Sapiranga, Anderson Freitag, agradeceu a presença de todos e afirmou que o trabalho feito pelo núcleo busca fortalecer o partido no município. “O município precisa conhecer nosso MDB de verdade! ”, conta.

Estiveram presentes mais de 50 participantes, dentre militantes do MDB de Sapiranga, além das cidades Campo Bom, Estância Velha, São Leopoldo, Porto Alegre e Igrejinha.

Abordando a temática de “Jovens e Mulheres na Política”, o encontro contou com três painéis ao longo da manhã:

Grêmio Estudantil:

Gabriel Passos, 18 anos e Patrícia Silveira de 16 anos da JMDB Igrejinha, são presidentes dos Grêmios Estudantis das escolas de ensino médio local, Berthalina Kirsch e Instituto Olívia, respectivamente.

Tratando sobre a importância da política escolar, Patrícia ressalta a dificuldade dos jovens em integrar o movimento. “Muitos jovens não pesquisam e não conhecem. Isso dificulta a entrada de membros para o Grêmio Estudantil e até para o núcleo jovem do partido. ”, conta. Gabriel complementa “quando eles entendem e começam a participar, o movimento vira orgânico! ”, finaliza.

 

O Papel da Mulher na Política:

Gabriela Schardosim é mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP/RS, especialista em Direito Público e graduada em Direito pela PUCRS. Com experiência nas áreas do Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Constitucional, Teoria do Estado e Direito do Trabalho, trouxe dados importantes sobre a mulher.

 

Em sua fala presentou dados gerais sobre a história da mulher no contexto histórico e político. Apresentou os números de candidatos do MDB eleitos em âmbito nacional e a proporção das mulheres nos cargos. Finalizou afirmando que os dirigentes partidários devem efetivar a participação das mulheres. “As mulheres precisam ter papel efetivo nas decisões do partido! ”, finaliza.

 

Liderança na Política:

O último painel contou com a presença de dois vereadores, Joel Maraschin de Butiá e Alan Vieira de Gravataí. Ambos em idade de juventude e com mandato em atividade, ressaltaram a importância das ações nos municípios.

Joel deixou uma dica importante para quem quer entrar para a política de mandato. “Tem que ter posicionamento, escolha sua pauta e se posicionem! Em cima do muro, ninguém forma opinião, só assim, será reconhecido”, finaliza.