Notícias

postada em 14/08/2019

ESTÂNCIA VELHA DEBATE SOBRE EMPODERAMENTO E SORORIDADE

A quarta-feira gelada não afugentou o público de Estância Velha, que participou de um encontro para tratar sobre Empoderamento e Sororidade. A atividade foi aberta ao público em geral, em uma parceria da Fundação Ulysses Guimarães filial Rio Grande do Sul e do MDB Mulher local.

Parte do projeto “Vencer Mulher 2020”, a atividade busca conscientizar as mulheres sobre seu papel na sociedade. A presidente do núcleo, Flávia Rodrigues conta sobre a repercussão das atividades. “O intuito do projeto é capacitar e qualificar as pré-candidatas, mas tomou outra proporção e estamos abrindo as atividades para o público em geral!”, conta.

O encontro foi ministrado pela vice-presidente da FUG/RS Joseane Toebe e pela psicóloga Carine Carvalho.

Discorrendo sobre as conquistas das mulheres no contexto histórico, Joseane iniciou sua fala. Graduada em Matemática com especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física, em Psicologia Organizacional e Pós-MBA em Liderança, a palestrante trouxe percentuais para reflexão, como o pequeno número de mulheres na política e dentro do campo acadêmico.

Mestre em psicologia, especialista em psicologia social com MBA em Liderança, Carine Carvalho indagou as participantes: quais as principais dificuldades encontradas em sua vida, enquanto mulher na sociedade atual? Quais as alternativas para suprir tais dificuldades? As participantes rebateram com suas vivências e experiências.

Dando sequência, Carine apontou as definições das palavras “empoderamento” e “sororidade”. Em sua fala, trouxe algumas reflexões sobre fatos do dia a dia e a presença do machismo nas pequenas atitudes, finalizou apresentando algumas dicas para as participantes.

Como última atividade, as participantes participaram de uma oficina de maquiagem e concorreram a brindes.

O encontro contou com mais de 25 participantes, dentre elas a Prefeita Ivete Grade, filiadas e lideranças do município.