Notícias

postada em 17/07/2019

SOLEDADE RECEBE TERCEIRA ETAPA DO FÓRUM DE DEBATES PELO DESENVOLVIMENTO

A noite da quarta-feira (17), o auditório Ivo José Stein na prefeitura municipal de Soledade recebeu a terceira etapa do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento. A atividade é uma iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães filial RS, da Associação dos Vereadores do MDB RS e dos vereadores Gustavo Baldissera de Soledade e Eduardo Vaz de Fontoura Xavier.

Ao longo da abertura, o vereador Eduardo Vaz ressaltou a importância da realização de eventos que pautem o desenvolvimento. “O diálogo é a chave de qualquer concretização. É nos nossos municípios que construímos um pais melhor! ”, afirma. Do outro lado, Gustavo Baldissera afirma que além do diálogo, é preciso valorizar os pontos fortes da região. “O empreendedorismo anda ao lado do turismo! ”, finaliza.

O presidente da Associação dos Vereadores do MDB, Guto Scherer parabeniza o trabalho feito pelos vereadores na região. “Temos dois jovens vereadores que estão construindo um belo trabalho em toda região. Agradeço a presença de todos, espero que vocês possam contribuir para o desenvolvimento de Soledade, de Fontoura Xavier e de toda região”, conta.

A mesa de abertura também foi composta pelo prefeito municipal, Paulo Cattaneo e presidente da FUG/RS João Alberto Machado.

A etapa de Soledade discutiu os desafios que o setor público, o setor privado e associações em geral precisam desenvolver em setores essenciais como Turismo e Empreendedorismo. É essencial interligar esses setores com suas necessidades e evoluções, aproximando todos para o crescimento regional com a vocação empreendedora e a necessidade de diversificação econômica, aliada à importância da adoção de medidas em prol do fortalecimento de setores que representam o carro-chefe da arrecadação e da geração de emprego e renda.

O turismo como fator de empreendedorismo local:

O primeiro painel foi com Altair Hoerle, que tratou sobre “A atuação da ACIS no empreendedorismo local”, onde relatou dados e apontou a efetividade das ações da instituição na cidade de Soledade.

Ao longo do segundo painel, foram abordadas as políticas públicas para o turismo sob o comando do Prof. Mestre. Diretor do Campus da UPF Soledade e Pres. do COREDE, Idioney Vieira.

Inicia afirmando a necessidade da parceria entre o público e o privado dentro dos municípios. “Para a política pública ser eficiente, a iniciativa privada deve participar de forma conjunta com o poder público. ”. Ressalta a importância de conhecer a região e planejar o turismo local. “É necessário fazer um mapeamento do que temos na nossa volta, aí sim, podemos para discutir as potencialidades da região! ”.

Finalizou agradecendo a presença da Fundação. “Agradeço a possibilidade de debater e participar de um encontro tão importante para o desenvolvimento regional. Agradeço a Fundação pela oportunidade!!”.

O último painel da noite, ficou por conta do Secretário de Turismo e Cultura de Canela-RS, Ângelo Sanches Thurler, que tratou sobre “O turismo como fonte de renda: o exemplo de Canela”. Iniciou trazendo o case de sucesso de Canela, como foi a exploração do turismo na região e como funciona o relacionamento com a cidade vizinha, Gramado.

Em sua fala enaltece o turismo como fator essencial para economia local. “Temos que entender que é o turismo que vai tirar as cidades da crise. É a melhor indústria do mundo, pois desenvolve a várias áreas! A cultura é a alma do ser humano. ”, conta.

Encerramento do encontro:

Com a fala, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães filial Rio Grande do Sul, João Alberto Machado encerrou o encontro.

Afirmou que “pensar e qualificar projetos é a principal ferramenta para o desenvolvimento. Para isso, é preciso empreender, liderar e pensar fora da caixa! ”, conta.

Finaliza ressaltando a parceria da Fundação Ulysses Guimarães com os municípios, esta que, age como braço intelectual do MDB, buscando capacitar e qualificar os quadros partidários. “Coloco a fundação a disposição, somos parceiras na construção do desenvolvimento local!”.