Notícias

postada em 05/11/2015

Seminário promovido pela FUG/RS discute a cultura e a cidadania

Uma noite para debater a cultura. Esse foi o objetivo do seminário “Cultura: uma pauta de cidadania”, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUG/RS). O seminário, realizado na última quinta-feira, 5 de novembro, foi recebido na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Para o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, a cultura precisa ser uma pauta presente na sociedade."A cultura é mais do que um simples conceito. Ela anda junto com a educação, e por isso sua importância em eventos de debate." 

O representante da Fundação Ulysses Guimarães no seminário foi o dirigente Eduardo Battaglia Krause “A FUG RS tem se posicionado como um espaço democrático de discussão permanente dos temas da sociedade. Tratar da cultura envolvendo agentes públicos do município, do Estado e da União foi unir elos importantes que transitam entre si”, explica. Krause ainda falou sobre a importância de manter debates relacionados à cultura. “O evento foi um momento de expressão e manifestação em que o conhecimento sobre a estrutura de tais entes foi socializado entre os presentes.”

 

Debate cultural beneficia a sociedade

 

De acordo com Adrian Dario Pajolchek, um dos organizadores do evento, o apoio da FUG/RS é muito importante para a promover o debate sobre cultura. "Precisamos discutir a cultura na política e na sociedade como um todo, e é muito importante trazermos isso para a situação cultural de Porto Alegre."
Também participaram dos debates a representante do Ministério da Cultura e ex-vereadora de Porto Alegre, Margarete Moraes, o diretor da MARGS, Paulo César Amaral, o secretário-adjunto da Cultura de Porto Alegre, Vinícius Cáurio, a vereadora Lourdes Sprenger, e o vereador Pablo Mendes Ribeiro.