Notícias

postada em 29/05/2019

FUGRS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROJETO ESTRADAS E BANDEIRAS 2019/2020

Ao longo da última quarta-feira (29), os conselhos curador e fiscal e os presidentes das filiais da Fundação Ulysses Guimarães se reuniram em Brasília para tratar sobre o plano de ações 2019/2020. O presidente da FUG/RS, João Alberto Machado esteve presente no encontro.

Para crescer e melhorar, é necessário saber mais sobre quem você é e onde deseja chegar. A melhor forma de descobrir sobre sua personalidade, valores e objetivos é a introspecção. Através desta reflexão é possível mudar perspectivas, entender o que é importante para você, quais são seus maiores sonhos e metas. A Fundação Ulysses Guimarães como braço intelectual do MDB, vê a necessidade de pensar e analisar o momento atual e indaga... Quem somos? O que queremos? Quando queremos?

Por meio do questionário #FALAAI, enviado para os presidentes das filiais da FUG e presidentes do MDB no estado e nos municípios, foram levantadas algumas propostas para implantação ao longo de 2019 e 2020.

Um dos projetos, denominado Estradas e Bandeiras, já conta com uma série de 11 encontros estaduais já agendados entre os meses de junho e julho, para a definição das pautas e da linha de ação que deve presidir o trabalho de renovação do MDB.

Liderados pelos presidentes estaduais do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães, os estados com agenda são:

Acre (17/06), Mato Grosso (24/06), São Paulo (28/06), Rio de Janeiro (01/07), Paraná (05/07), Santa Catarina (06/07), Rio Grande do Sul (08/07), Minas Gerais (12/07), Paraíba (15/07), Maranhão (19/07) e Piauí (20/07).

O partido do Movimento Democrático Brasileiro nasceu para fazer oposição à ditadura e colaborar com a volta da democracia, pensando o país a partir de sua diversidade e pluralidade. Visto seu importante papel, foi criado o “Brasil – a volta por cima”.

Apresentado pelo secretário executivo Francisco Donato, o projeto pretende percorrer o país apresentando a base emedebista as pautas convergentes que unem o partido. Estas serão as bandeiras defendidas pelos parlamentares no congresso nacional, pelos deputados estaduais e pelos vereadores nos municípios.

Os principais temas abordados serão:

Emprego:

O MDB é a favor do equilíbrio das contas públicas. Um governo para sustentar-se precisa ter tudo em dia. O país ainda não recuperou o seu potencial de crescimento. Através de reformas estruturais é possível conter o crescimento da despesa, como a reforma da previdência e a tributária. Assim como, a busca pelo equilíbrio fiscal possibilita ter confiança e, a geração de novos empregos.

Democracia:

Uma das características centrais do MDB é ser o partido guardião da democracia brasileira. O partido defende a autonomia dos três poderes da República, de forma a exercerem as suas funções, com equilíbrio numa relação entre pesos e contrapesos.

Não existe o desenvolvimento de uma nação sem a garantia da liberdade de expressão, assim como a transparência e controle social. O MDB também vê a necessidade da implantação da compliance nas relações públicas e privadas, uma ferramenta que, incentiva a cultura de transparência e integridade, gerando um padrão ético a ser seguido por todos os brasileiros.

Desenvolvimento Social:

Não há uma sociedade que seja efetivamente democrática que não tenha como um dos seus pilares a redução das desigualdades.

Nesta área é necessária a atenção a primeira infância com atendimento e orientações sobre saúde, alimentação e atendimento social para garantir o desenvolvimento das crianças. É preciso incentivo à educação, o MDB vê como a maior e principal política social, um mecanismo de combate às desigualdades.

O material não é definitivo, será apresentado a executiva nacional do MDB.

Ainda nesta quarta-feira, aconteceu uma reunião seguida de almoço, com o ex-ministro da Previdência, Roberto Brant, e do economista José Márcio Camargo. A ocasião denominada “I Encontro Temático”, tratou sobre a reforma da previdência. Também estiveram presentes deputados federais, deputados estaduais, Conselho Curador da FUG e as Direções Nacional do Partido e da Fundação.

Ao abrir a reunião, o líder do MDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), falou sobre a importância da aprovação da Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional. “Sabemos que é uma pauta difícil, que une os estados, mas divide a sociedade. Porém, temos visto que a mesma está se conscientizando da importância da proposta”, disse.

Ao finalizar, o líder agradeceu a FUG pela promoção do debate com os deputados das Bancadas Federal e Estadual.

O ex-ministro Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, falou sobre a necessidade real de aprovação da Reforma da Previdência para as contas públicas. “Se não aprovarmos a Reforma da Previdência teremos problemas sérios. Já estamos em recessão e quanto mais tempo passar a situação pior ficará. A cada ano que se passa, as contas não fecham”, lamentou. Padilha também frisou a importância do MDB neste momento importante que o país atravessa e disse que “o nosso partido é muito maior do que falam dele. Não vamos deixar a nossa ‘Chama’ apagar. Vamos marcar o nosso protagonismo na história”.

O secretário de gestão da Fundação, Chico Donato, falou sobre os documentos consolidados da Fundação que balizarão os futuros debates entre os políticos e a sociedade. “A FUG está trabalhando, tem crédito para falar com a sociedade e tem conteúdo para apresentar. Os parlamentares podem usar a FUG para fazer este diálogo com o cidadão”.