Notícias

postada em 22/04/2019

FUG/RS PARTICIPA DA REUNIÃO DA EXECUTIVA DO MDB/RS

Ao longo da manhã desta segunda-feira (22), representando a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, o presidente João Alberto Machado participou da reunião ampliada da executiva do MDB/RS.

O grupo liderado pelo presidente Alceu Moreira, contou com a presença dos líderes do partido Cesar Schirmer, José Fogaça e Ibsen Pinheiro, deputados estaduais Fabio Branco e Sebastião Melo e o presidente da Juventude Norton Soares.

A pauta da reunião foi um ato preparatório para o planejamento estratégico do MDB/RS para o biênio 2019 e 2020. Além disso, foi apresentado uma proposta de formação política interna, denominada “Ciclo de Estudos Políticos”.

Há um consenso entre as lideranças partidárias, de que há a necessidade de modernizar a gestão partidária. O MDB é um partido que tem história, foi protagonista do processo de redemocratização e ao longo da sua trajetória política contribuiu para os importantes momentos da vida brasileira.

O resultado tido das últimas eleições mostra que o partido perdeu espaço.  Se não houver atualização -  tanto na ação quanto no conteúdo - a tendência é que reduza ainda mais o tamanho.

Por isso, o projeto de capacitação e qualificação política, que tem como objetivo geral – valorizar e aprimorar a identidade do MDB. Dentre suas diretrizes, é ressaltada a necessidade de criar uma dinâmica de aprofundamento intelectual no partido, estimulando os filiados por meio da circulação de ideias, teses e formulações. Bem como, a preparação, fidelização e ampliação da militância partidária com foco na identidade emedebista, promovendo o surgimento de líderes novos e consistentes.

A Fundação Ulysses Guimarães, o braço intelectual do partido, participa ativamente das ações do MDB. Agindo como agente de transformação e de formação de novos pensadores e líderes políticos, mais uma vez é parceira neste momento imprescindível para a política em âmbito geral.

A metodologia ainda está em definição, mas trabalhará em duas vertentes: o planejamento de gestão partidária e a formulação política. Na próxima segunda-feira (29), a FUG/RS apresentará uma proposta de trabalho para o Ciclo de Debates Políticos, do qual, será co-realizadora.