Notícias

postada em 06/04/2019

FUGRS PARTICIPA DA CONVENÇÃO DO MDB/RS

Ao longo do último sábado (06), ocorreu a Convenção Estadual do MDB/RS no auditório da AIAMU em Porto Alegre. A Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul foi representada pelo presidente João Alberto Machado.

Fazendo parte da mesa, João Alberto saudou o presidente do MDB/RS Alceu Moreira e os demais integrantes. Iniciando sua fala, colocou a instituição a disposição para qualificar e capacitar os pré-candidatos das eleições de 2020, bem como, auxiliar no planejamento de campanha. Aproveitou a oportunidade para propor a qualificação dos gestores partidários, entre os meses de setembro e outubro.

O presidente da FUG/RS, apontou sobre a importância de fazer uma autocrítica e alertou sobre a transparência e a importância da discussão política entre lideranças e militantes. Ao olhar para a eleição que se aproxima em 2020, indagou “Qual o plano do MDB para as candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições municipais? ”, precisamos ter clareza das ações e do pensamento que o partido adotará daqui para a frente!

Em sua fala, destaca a necessidade de reconhecer a luta dos líderes históricos e, em honra ao seu trabalho, lutar também pelo partido. "Temos que ter coragem de mudar e praticar os discursos dados aqui!".

João Alberto ainda menciona sobre a difícil missão na vida partidária. “Temos que trabalhar, que buscar, temos que estar próximos dos nossos companheiros! Precisamos estar inseridos nas discussões dos municípios, é onde a vida de verdade acontece. ”. Finaliza ressaltando a necessidade de uma reflexão interna para retomar a representatividade do MDB e se coloca à disposição. “Estou preparado, quero luta, mas guerra não! ”.

O presidente Alceu Moreira declarou. “Temos compromisso e responsabilidade com essa travessia”. Vestido com as palavras 'Democracia, Liberdade, Oportunidades e Justiça Social", o presidente deixou um recado aos emedebistas: "é nossa responsabilidade reconstruir o partido como instrumento de solução de vida coletiva para as pessoas".


A eleição interna – que reconduziu Alceu ao comando do partido no Rio Grande do Sul para o biênio 2019/2021 -, contou com o voto de 405 convencionais. Foram 382 favoráveis, 8 brancos, 3 nulos e 12 contrários à chapa única apresentada. O diretório é formado por 71 membros titulares e 23 suplentes. Após o resultado, os novos dirigentes indicaram os 17 membros da Executiva Estadual (composição abaixo).


Confira a nova Executiva Estadual

Presidente: Alceu Moreira
1º Vice-presidente: Fábio Branco
2º Vice-presidente: Regina Perondi
3º Vice-presidente: Marco Alba
Secretário-geral: Gabriel Souza
Secretário-adjunto: Norton Soares
Tesoureiro: Luís Roberto Ponte
2º Tesoureiro: Guto Scherer
1º Vogal: Eliseu Padilha
2º Vogal: Vilmar Zanchin
3º Vogal: Giovani Feltes
4º Vogal: Ibsen Pinheiro
1º Suplente: Tiago Simon
2º Suplente: Paula Librelotto
3º Suplente: Tânia da Silva
4º Suplente: Patrícia Bazotti
Líder da Bancada