Notícias

postada em 31/03/2019

LANÇADO PROJETO POLITIZAR EM TORRES

Durante o final de semana de imersão do Programa Juventude em Movimento em Torres, a Fundação Ulysses Guimarães do RS aproveitou o encontro com os jovens do MDB de 23 coordenadorias diferentes do estado, para realizar o lançamento de um projeto piloto, denominado “politizar”.

Coordenado pelo emedebista Charlis Santos, o projeto busca refletir sobre a importância do Movimento Democrático Brasileiro na atualidade e pensar o partido através da sua juventude, buscando a renovação e militância da base, agindo como uma escola de formação partidária do MDB.

Idealizado pela Fundação Ulysses Guimarães que já atua efetivamente dentro do MDB, em prol da construção do intelecto, do desenvolvimento humano e pessoal e do capital político das pessoas, o projeto politizar nasce dentro dos preceitos de reordenar o posicionamento de quadra política do MDB e seus princípios.

O tema explanado no último domingo (31), foi a Democracia e seus pilares, onde a Consultora da FUG, Elisiane da Silva apresentou alguns referenciais teóricos para instigar a participação e provocar o debate.

Os participantes do evento, de forma unanime, decidiram que os eventos do politizar devem encontrar os pontos de convergência, pontos capazes de manter os atuais quadros do MDB e que, podem encantar a conquista de novos quadros.

O projeto se trata de um laboratório, que quer preparar, aprimorar e melhorar o discurso e a cabeça do militante, do líder em ascensão e captar de novas lideranças em todo o estado! Definido como um programa programático norteador, a Fundação pretende executar o projeto ao longo de 2019/2020.

Confira o que disse alguns dos participantes.

Região do Planalto Médio, mobilizador Rômulo Carvalho da cidade de Condor:

- Comenta sobre a efetividade do projeto. “Sempre cobrei dos meus líderes e hoje vejo que as coisas vão se concretizar! É através da juventude e da busca por novas lideranças que nós vamos alcançar o processo de renovação política do país. ”, afirma.

Região do Alto Uruguai, mobilizador Alex Antônio Teixeira da cidade Erechim:

- Ressalta a importância de promover o debate. “Só a existência desse projeto já é maravilhosa, fazer parte dele é ainda mais, porque é na base que as coisas acontecem! Hoje nós temos uma política e políticos envelhecidos, referente a ideologias e pelo modo de agir, que já não cabe mais na sociedade brasileira. ”

Finaliza enfatizando a criação do projeto em prol da renovação. “O fato de escutarem a base e os jovens, me dá muita esperança! Um momento para debates, onde foram ouvidas as nossas ideias, nossos anseios.... Isso sim é fazer política e democracia da maneira correta! ”, finaliza.

Região da Zona Carbonífera, vereador e mobilizador Joel Maraschin da cidade de Butiá:

- Discorre sobre a necessidade de movimentar a base. “O projeto é magnifico, trazendo debates políticos de alto nível somado a uma equipe extremamente qualificada da FUG, que tem uma dinâmica única para compartilhar conhecimentos. A base é o futuro do partido, e este precisa urgentemente se reinventar, definir com clareza suas bandeiras e voltar a ser o bastião da democracia no Brasil, conectado com os anseios da população. ”, ressalta.

Região dos Vinhedos, mobilizadora Maisa Moro da cidade Bento Gonçalves:

- Ressalta sobre a importância de voltar a ouvir a população. “Através da renovação dos núcleos será possível gerarmos debates internos e desenvolver essa aproximação estendendo-os para todos os âmbitos, de escolas a associações. Essa conexão da população com as bases será o grande diferencial para as eleições municipais no próximo ano. ”, afirma.

Finaliza afirmando sua participação no processo. “É de suma importância fazer parte desse processo de renovação da militância, pois acredito que através dele podemos mudar o cenário atual. Através da renovação será possível focar no que realmente muda a vida das pessoas, que é estarmos próximas a elas, ouvindo-as e através de políticas públicas, resolver as suas dores. ”, finaliza.

Região Metropolitana, mobilizador Lucas Butier da cidade de Porto Alegre:

- Ressalta a importância da oportunidade. “A FUG-RS e a JMDB-RS estão nos proporcionando uma oportunidade incrível de discutirmos os rumos e o futuro de nosso partido. Vejo nesta oportunidade a realização de uma meta pessoal e partidária, uma vez que, a palavra mudança sempre me acompanhou, desde o DCE da PUCRS, onde iniciei minha vivência política, posteriormente na JMDB e no cargo público que ocupei, assim como, nos Conselhos que ainda participo. “.

Ainda afirma a certeza da renovação da base através dos jovens. “Tenho certeza que a JMDB, o MDB e o Estado do Rio Grande do Sul irão se beneficiar do projeto e acredito que em um futuro, próximo, estaremos elegendo os participantes, deste, como nossos governantes. Portanto reafirmo "a grande virada só depende de nós”! ”, finaliza.

Região da Encosta Superior do Nordeste, vereador e mobilizador Marcos Marssaro da cidade Serafina Corrêa:

- Valoriza projetos deste âmbito, buscando a renovação política. “Esta imersão com militantes partidários de várias regiões do estado, significaram uma ampliação e considerável desenvolvimento político. Essa busca por novos líderes políticos de forma a oxigenar partidariamente, com novas ideias e projetos faz diferença profunda num desenvolvimento constante na nossa sociedade. ”, finaliza.

Região do Vale do Jaguari, mobilizador Milton Junior da cidade Capão do Cipo:

- Valoriza o conteúdo dos temas debatidos. “O evento teve uma dinâmica muito proveitosa de debates! Poder falar sobre gestão pública, identidade e posicionamento do partido, planejamento, metas e gestão partidária é muito relevante! “, conta.