Notícias

postada em 20/03/2019

FUG PROPÕE DISCUSSÃO NACIONAL PARA REESTRUTURAÇÃO DO MDB

O Conselho de presidentes das filiais da Fundação Ulysses Guimarães juntamente com o conselho curador, vem fazendo uma análise criteriosa dos resultados do MDB na última eleição.

Preocupados com o futuro do MDB, em consenso, os conselheiros veem a necessidade de renovação no comando partidário.  “Precisamos renovar todo o quadro de dirigentes partidários nacionais e também a forma de gerir o partido, precisamos de uma discussão urgente sobre o programa partidário. Caso contrário, sofreremos uma derrota ainda maior nas eleições municipais. ”, afirma o presidente da FUG/RS, João Alberto Machado.

 Preocupados com isso, a Fundação Ulysses Guimarães encaminhou um manifesto com a proposta de reestruturação da legenda em todo o Brasil. O deputado estadual Gabriel Souza (RS) - secretário-geral do MDB gaúcho e membro do conselho curador da Fundação, foi o interlocutor entre a FUG e a Executiva Nacional do partido.

O documento, entregue nesta quarta-feira, 20 de março, ao presidente nacional do partido, senador Romero Jucá, na reunião ampliada da Executiva Nacional, aponta que o resultado eleitoral de 2018 se deve "aos equívocos cometidos ao longo do tempo" e, que "as instituições de qualquer natureza, sofrem o desgaste natural da ação do tempo sob suas lideranças, o que decorre em perda da opinião pública". Destaca ainda, a mobilização por parte da Fundação no auxílio da oxigenação do partido “a prioridade absoluta da instituição é com o esforço de reestruturação do MDB”.

 O objetivo deste grupo é se antecipar à Convenção Nacional, prevista para setembro, e propor uma outra alternativa de comando partidário.

O manifesto recomenda a realização de encontros estaduais, entre os meses de maio e julho, para a definição das pautas e da linha de ação que deve presidir o trabalho de renovação do MDB. As sugestões serão acolhidas em um Congresso Nacional, durante o mês de agosto.

Também foi proposto que o gerenciamento desta movimentação seja feito através de um grupo de trabalho, que formatará essas deliberações. O grupo será formado por membros da Executiva Nacional, integrantes de todas as filiais da Fundação Ulysses Guimarães e integrantes dos diversos núcleos do partido em âmbito nacional.