Notícias

postada em 16/03/2019

SEMINÁRIO “O BRASIL QUE SAIU DAS URNAS” DEBATEU O CENÁRIO POLÍTICO ATUAL

O último sábado (16/03), ficou marcado com a realização de um grande evento! Organizado pelo MDB/RS em parceira coma Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, o seminário “O Brasil que saiu das urnas – e as novas perspectivas de representação” aconteceu no Hotel Fazenda Figueiras em Imbé.

O objetivo do encontro, foi a reflexão sobre o cenário político pós-eleitoral e a busca pelo entendimento deste novo momento. Bem como, a autocrítica sobre o papel do MDB nesse contexto.

Abrindo as atividades do seminário, o presidente do MDB/RS e Deputado Federal Alceu Moreira, saudou os participantes pela presença e ressaltou a participação da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul como parceira do evento.

Com a fala, o presidente da FUG/RS João Alberto Machado, discorreu sobre a importância de debater a pauta. “Painéis deste quilate são necessários, mas também precisamos ouvir a base do partido e especialmente as vozes da rua. ”, finaliza ressaltando sobre os próximos passos do partido. “É necessário definir o caminho que o partido irá seguir, qual a quadra política que nos encontramos e que será defendida por todo o partido, aí sim, trilharmos um caminho com unidade. O MDB precisa traduzir seus discursos bonitos em ações efetivas, no âmbito municipal, estadual e federal.”.

Finalizando, o presidente instiga a utilização dos cursos da Fundação como ferramenta para desenvolvimento do debate. “Coloco a Fundação a disposição de todos os líderes, através da qualificação e capacitação dos nossos candidatos a prefeitos e vereadores para o próximo pleito! ”, afirma, fazendo referência para o projeto 2020 que será lançado no próximo mês.

O projeto tem foco no curso Saber para Vencer, que será composto com conteúdos relacionados ao planejamento de campanha, marketing, redes sociais e dicção e oratória. A meta é qualificar e capacitar 1000 pessoas, dentre candidatos e assessores.  

As temáticas abordadas, trouxeram a crítica da atual política brasileira:

 “O papel do Estado na economia”

Gustavo de Moraes que é doutor em Economia Aplicada, mestre em Desenvolvimento Econômico e Bacharel em Economia, abriu os trabalhos do seminário. Mediado pelo Deputado Federal Fabio Branco, Moraes citou problemas pontuais que impedem o desenvolvimento do Estado: despesa maior que a receita, déficit previdenciário e pagamento de juros e empréstimos antigos.

“Apesar do bom desempenho econômico no século XX e de o Brasil ter tido participação no mercado mundial, o Estado não deu várias respostas à população”, definiu Moraes, que arrematou: “estamos apagando incêndios ao invés de apresentar soluções de futuro. Precisamos colocar pilastras para o castelo onde as pessoas irão morar”.

O economista apontou como alternativas para a recuperação econômica, a impulsão de atividades que instiguem e envolvam a indústria criativa, o lazer e a integração das pessoas. “A função do Estado nesta primeira metade do século XXI é de ser um facilitador e conduzir o cidadão para uma nova esperança”, alertou Moraes.

 “A atuação dos partidos no novo contexto político”

Doutor em Filosofia, mestre em Ciências Políticas com especialização em Políticas Públicas, Gestão Governamental e Gestão Cultural, Fernando Schuler dividiu o palco com o mediador e ex-senador, José Fogaça.

O segundo painelista afirma que o momento atual é desafiador e ressalta que não é possível reconstruir a democracia no “velho estilo”. Schüler sugeriu que quem tiver liderança no País precisa assumir o papel de condutor do processo da reforma política que, na sua opinião, é um vácuo da vida brasileira.

Discorrendo sobre a democracia, disse que o político de hoje precisa saber lidar com realidades complexas e com esses novos meios – reconhecendo o poder de mobilização popular através das mídias sociais. “Quem imaginou que depois de 70 anos acabaria o imposto sindical? A política é feita de ciclos. É preciso perceber as mudanças e fazer a autocrítica para se renovar”, finalizou Schüler.
 

 “A influência das mídias sociais no meio político-eleitoral”:

Luiz Felipe Pondé é filósofo e escritor, possui graduação em Medicina e doutorado em Filosofia, atualmente é colunista na folha de São Paulo. Impossibilitado de comparecer ao seminário pessoalmente, Pondé participou do painel através de vídeo conferência, mediada pelo Deputado Estadual, Gabriel Souza.

O grande tema abordado pelo professor foram as fake news. Apesar da grande representação das mídias sociais e sua capacidade de mobilização e disseminação, Pondé afirma que elas não tiram a função da imprensa tradicional e também da atuação publicitária. “Combater as fake news é papel da grande mídia, ao pesquisar e apurar as notícias. O mesmo ocorre com a publicidade, pois as grandes marcas, as quais se enquadram os partidos, precisam qualificar o conteúdo para atingir o público-alvo”, ponderou. Ainda alertou: "deixar a democracia nas mãos das mídias sociais é abdicar da racionalidade da gestão pública".

O filósofo ressaltou o poder que as redes sociais deram ao cidadão. As fake news não são um problema atual, mas sim, algo muito antigo da democracia. “O que as redes sociais deram foi mais poder ao cidadão, fazendo dele um emissor. Antigamente ele só era emissor no almoço de domingo. Agora esse sujeito está replicando essa informação em rede”, contextualizou Pondé.

Destaque para a presença de líderes históricos da legenda, como o Ex-governador e ex-senador Pedro Simon, o ex-senador José Fogaça, os ex-ministros Odacir Klein e Luiz Roberto Ponte e o ex-deputado federal Cezar Schirmer.

Na oportunidade, estiveram presentes também os deputados federais: Giovani Feltes, Márcio Biolchi e Darcísio Perondi. Deputados estaduais: Gabriel Souza, Fabio Branco, Sebastião Melo, Tiago Simon, Edson Brum e Vilmar Zanchin. Os Presidentes dos núcleos: Regina Perondi do MDB Mulher, Deodoro Gomes do MDB Cultura, Norton Soares da JMDB e Clóvis André do Movimento Afro. Além dos prefeitos Marco Alba e Paulo Salermo, outras lideranças de todas as coordenadorias do estado estiveram presentes no encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas.

Antecedendo o grande evento, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, representou a instituição na reunião da executiva do MDB/RS, que aconteceu na sexta-feira (15).