Notícias

postada em 15/04/2018

Empoderamento e sororidade no debate do Diálogos em Passo Fundo

Com o tema O Poder da Mulher na Política, a primeira edição de 2018 do projeto Diálogos, parceria entre a Fundação Ulysses Guimarães RS e o PMDB Mulher-RS, ocorreu no sábado (14.04) em Passo Fundo. Nem mesmo a chuva espantou as lideranças da região que compareceram à Câmara de Vereadores da cidade para uma tarde de reflexões e debates sobre empoderamento feminino e a palestra da cientista política Anna Paula Bennech, especialmente convidada pela fundação.

O momento Tecendo Redes nos Espaços de Poder com a integrante da Executiva do PMDB Mulher RS, Denise Jornada, fez o público refletir sobre a participação de cada participante em sua comunidade antes da formação dos grupos. Na sequência, foi apresentado o resultado das discussões. Os relatos emocionados fizeram a presidente do núcleo feminino do PMDB-RS, Regina Perondi, assinalar que o PMDB Mulher precisa avançar e interiorizar para incentivar a participação feminina na política. “Somar 193 vereadoras eleitas no Estado é o meu legado para o PMDB”, assegurou.

O representante da FUGRS, Charlis Santos, reafirmou a importância da parceria entre a Fundação e o PMDB Mulher em favor de promover a participação efetiva das mulheres nas discussões dos projetos para os municípios, o estado e o país. “A fundação Ulysses sempre estará presente em ações que promovam o empoderamento feminino e aprofundem esse debate”, destacou.

O encerramento do encontro trouxe “Empoderamento e Sororidade: chaves para a participação política" com abordagem de Anna Paula Bennech. Ela apontou aspectos históricos e culturais que contribuíram para a construção simbólica da desvalorização do trabalho da mulher e  de sua participação nos debates políticos e sociais no Brasil e no mundo.

Também integraram a mesa: Marili Pulga Silva (PMDB Mulher Passo Fundo), João Pedro Nunes (vice-prefeito Passo Fundo), Marini Brunetto Oliveira, e o deputado estadual Gilberto Capoani.