Notícias

postada em 05/04/2018

Projetos de sucesso apresentados no Ciclo de Debates

Um dos principais momentos para troca de experiências proporcionado pelo 3 º Ciclo de Debates para o Desenvolvimento Municipal foi o painel de projetos de sucesso apresentados por vereadores dos municípios de Glorinha, Butiá, Canguçu e Cruz Alta. Após as exposições, encerraram-se os trabalhos da manhã de quinta-feira (05.04).

Apresentação de Projetos

  1. Geani Duarte (Glorinha) – Com o projeto Painel Mulher,  destacou o protagonismo feminino para lembrar a permanente necessidade de se construir o empoderamento feminino. Ela contou que organizou um evento para que pessoas da comunidade pudesse contar suas vitoriosas histórias. Além da troca de experiências, a atividade trouxe a descoberta de potenciais femininos e a sua consequente valorização.  Também fez ver a participação ativa da mulher na política como fator de mudança social.
  1. Joel Maraschin,( Butiá) – Pelo projeto Eu? Cidadão?  pretendia fazer a comunidade refletir sobre o papel de cada cidadão na cidade. Assim, foi possível aproximar os moradores do legislativo em especial os jovens que conheceram um pouco sobre cálculo de proporcionalidade, pluripartidarismo e ideologia e o papel do legislativo. O que eu posso fazer para mudar a minha cidade? Essa era a proposta principal.
  1. Luciano Bertinett (Canguçu)- O projeto Farmácia Solidária que prevê troca de informações, para atender crianças com incentivo a atitudes saudáveis como a  escovação correta dos dentes. Também é  incentivada a doação de medicamentos.
  1. Paula Librelotto (Cruz Alta)- o Painel Lei da Fila Zero e projeto Câmara nos Bairros. Lei da Fila Zero é voltado às pessoas diagnosticadas com câncer que prevê o agendamento de consultas e exames em até 72 horas. A intenção é colocar em prática a organização desses procedimentos. Já o Câmara nos Bairros pretende aproximar os vereadores da comunidade que soma 72 bairros, divididos pelas regiões do Orçamento Participativo. Visa à democratização do acesso da população ao legislativo em data específica com a presença dos 15 vereadores, que visitam diversos espaços públicos e levam serviços de esclarecimento à população montados em uma Tenda de Atendimento.