Notícias

postada em 09/03/2018

Viamão reafirma a importância da mulher na política

A participação feminina na política foi o grande tema da noite de homenagens nesta quinta-feira, 8 de março em Viamão.  Organizada pelo núcleo de mulheres municipal, a cerimônia pelo Dia Internacional da Mulher reuniu mais uma centena de pessoas, entre homens e mulheres, jovens e adultos, na sede do PMDB Viamão, no centro da cidade.

A Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul esteve representada pela sua diretora Evelize Fabrício, que contou um pouco sobre sua trajetória de atuação política. “Comecei no Litoral Norte, pois sou natural de Osório e lá participei de associações comunitárias e escolares. Depois, migrei para a universidade até chegar à política partidária no PMDB Mulher e na FUGRS. Posso afirmar que já percorremos um longo caminho de conquistas, mas ainda há muito a caminhar. E todos sabemos que a educação é a base. Por isso, estou aqui para colocar a Fundação à disposição de todos”, observou. Também a vice-presidente estadual da JPMDB, Susan Maciel, lembrou a campanha do PMDB Mulher estadual “A Mudança Começa por Você”, que está promovendo a filiação de mulheres até o dia 30 de março.

A presidente do PMDB Mulher local, Rita Soares Teixeira, lembrou a importância da retomada da sigla MDB para o fortalecimento do partido. “Dessa maneira conseguiremos resgatar a democracia arduamente construída desde os tempos de Pedro Simon e Ulysses Guimarães”, afirmou.  Já o prefeito André Pacheco acentuou a necessidade de se promover encontros que reforcem o papel feminino como liderança política.

Para o deputado estadual Juvir Costella, cabe a todos os líderes peemedebistas projetar as eleições de 2020. “Precisamos pensar no futuro e mirar essas eleições com novos olhos. Sem as mulheres esse objetivo jamais será alcançado”, assegurou. O deputado ofereceu botões de rosas em distinção às mulheres presentes.

Convidada especial, a vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia, apresentou números para retratar a discriminação e a violência sofridas pelas mulheres gaúchas e brasileiras que destoam de sua relevante participação socioeconômica na sociedade. Ela começou destacando que 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres, mas esse índice não tem representação nos parlamentos brasileiros.

Nádia assinalou que a cada cinco minutos, uma mulher é espancada no Brasil, e todos os dias cerca de 15 mulheres morrem em idade produtiva no país. Disse ainda que mais de 50% dos lares gaúchos são sustentados por mulheres. “Essa conta não fecha. Precisamos de representação, mas não queremos ser apenas um percentual. Acreditamos que as mulheres devem estar na política, mas isso deve acontecer de acordo com a vontade delas e não somente para fechar um número e validar as candidaturas masculinas”, alfinetou.

Liderança histórica do PMDB de Viamão, Glademir Sarico foi o mestre de cerimônias da noite festiva que foi encerrada com a entrega de certificados a mulheres com relevante atuação social e política na cidade.