Notícias

postada em 18/10/2017

Diálogos em Santa Maria destaca Empoderamento e sororidade

A  5ª edição de 2017 do projeto Diálogos, uma parceria entre a FUG-RS e o PMDB Mulher RS,  leva a temática O empoderamento da mulher na política até Santa Maria . Desta vez, a atividade pretende reunir peemedebistas das coordenadorias regionais do Centro do Estado e da Quarta Colônia, que juntas abrigam 23 municípios. Será no dia 21 de outubro, a partir das 9h30, no CTG Sentinela da Querência, no bairro Camobi.

Uma das atrações do encontro será a palestra da jovem Anna Paula Bennech, mestre em Ciência Política (UFRGS), que  abordará o assunto Empoderamento e Sororidade: Chaves para a participação política da Mulher. Especialista em Comunicação (PUCRS) e Bacharela em Ciências Sociais (UFRGS),  Anna é, atualmente, estudante de Direito, e também participa do Serviço de Assistência em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados.

O PMDB Mulher do Rio Grande do Sul segue firme no seu propósito de assegurar a participação feminina na política e ocupar espaços de poder. Depois de aumentar em 18% o desempenho no Legislativo Municipal nas últimas eleições e garantir representação nos diretórios de todo o estado, o núcleo segue convocando as peemedebistas para discutir política.

Confira a Programação:

9h – Recepção e credenciamento

10h – Abertura e saudações. Coordenação: advogada Maria Elena Varela de Oliveira, presidente do PMDB Mulher Santa Maria

10h20 – Momento Diálogo: Tecendo redes nos espaços de poder

Coordenação dos debates em grupo e plenária: relações públicas Salma Farias Valencio, Diretora do Departamento de Políticas para Mulheres, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos

11h10 – Plenária para a apresentação dos grupos Coordenação: Salma Valencio

11h30 – Empoderamento e Sororidade: Chaves para a participação política da Mulher. Palestra com a bacharel em Ciências Sociais, especialista em Comunicação e mestre em Ciência Política, Anna Paula Bennech.

12h10 - Mais núcleos, mais candidatas - Regina Perondi, presidente do PMDB Mulher RS.

12:30 – Almoço com Atração Cultural

14h - Vivências: Práticas em espaços de poder - Painel com relatos de líderes regionais: professora Carmem Figueiró (Cachoeira do Sul), vereadora Patricia Parreira (Paraíso do Sul) e Magali Marques da Rocha, presidente do PMDB (Santa Maria).

14h45 – O Fórum Permanente de Vereadoras do PMDB Mulher

Momento de homenagem com representantes da Executiva estadual: suplente Lourdes Sprenger (Porto Alegre) e vereadora Marta Zanella (Santa Maria)

15h15 - Roda de conversa. Candidaturas femininas na agenda do PMDB.

Depoimentos dos líderes partidários presentes. Coordenação: Ricardo Bassi, diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

15h45 – Café de despedida.

16h - Encerramento