Notícias

postada em 12/09/2017

História e cultura afro-brasileira na pauta da FUGRS

“Vivências no Kilombo: viver para aprender, aprender para ensinar” é o tema do Seminário a ser realizado no dia 26 de outubro em parceria entre a FUGRS e o Grupo Kilombo da Arte. A atividade irá reunir cerca de 150 professores das redes púbicas de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão, Pelotas e Rio Grande, na Casa de Caridade Pai Tomé, em Canoas.  

A iniciativa pretende capacitar os docentes para aplicação das leis federais de ensino que determinam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas.  Para ajustar o planejamento da ação, o coordenador de Formação Política da FUGRS, Charlis Santos reuniu-se, no final da manhã, com as organizadoras do evento Karla Meura e Ana Maack, na sede da Fundação.

Karla e Ana destacaram que a intenção é agregar o saber popular à instrução catedrática com a finalidade de contribuir com a metodologia de ensino mais identitária. “Por isso, produzimos a formação para abranger o maior número possível de representações afrogaúchas”, comentou Karla.

A programação traz atividades variadas como roda de conversa, workshop de material reciclável, roda de capoeira e estreia do filme Fábulas de Porongos.