Notícias

postada em 12/09/2015

Juventude Na Estrada debate movimento Estudantil em Santo Ângelo

O debate sobre “A Juventude no Movimento Estudantil” reuniu mais de 60 jovens na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. O presidente da FUGRS, João Alberto Machado, falou na abertura do encontro sobre a importância de se retomar o diálogo com a juventude através dos grêmios estudantis das escolas e centros acadêmicos das universidades. O Presidente da Juventude do PMDB/RS, Roberto Fantinel, agradeceu o apoio do presidente da FUGRS, João Alberto Machado, que ajudou a criar e formatar o projeto. "Só assim é que conseguiremos oxigenar a juventude do PMDB", afirmou Fantinel. 

A painelista, Darini Moreira Machado, é bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Ela já foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Professor Chaves, em Santana do Livramento em 2006 e 2007. Foi Coordenadora Geral e do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais da UFPEL entre 2008 e 2009. E também atuou como Coordenadora Geral do DCE e Conselheira Universitária entre 2009 e 2010.

A cientista contextualizou historicamente o desenvolvimento do Movimento Estudantil no Brasil. O surgimento do movimento foi em 1710 quando soldados franceses invadiram o Brasil, ainda sob o domínio de Portugal, e foram expulsos por estudantes do Rio de Janeiro. Em 1937 foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE) após estudantes ocuparem um quartel de soldados nazistas. Por isso, o local foi reconhecido pelo governo brasileiro como sede nacional dos estudantes universitários.  Outro fato marcante citado por Darini foi a morte do estudante Edson Luís em 1968 em um restaurante universitário.

O outro palestrante convidado pela FUGRS foi o jornalista e graduando em Ciências Sociais (UFPEL), Luís Alexandre Alves. Ele é fundador e membro do Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo da UFPEL. Além de ter sido Coordenador Geral do DCE da UFPEL entre 2013 e 2014 e diretor da UEE-Livre RS gestão 2011/2013.

Ele abordou questões como a evasão da universidade pública que tem índices altos e precisam ser combatidos. Além de destacar que grande parte da sociedade que mantém essas instituições, ainda está fora delas. Luís também reforçou a importância do movimento estudantil porque ele é um movimento de formação. “Por isso, a importância de fomentar debates e incentivar a criação e atuação dos grêmios estudantis nas escolas”, enfatizou.

A vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Leão, disse que a Fundação Ulysses Guimarães Rio Grande do Sul é um símbolo da democracia no estado e da educação política. “O presidente da FUGRS é um excelente representante para a instituição”.