Notícias

postada em 04/09/2017

JNE em Frederico Westphalen debate sobre Políticas para Juventude Rural

Uma tarde ensolarada com uma galera disposta a debater sobre um tema muito importante na realidade da juventude da região do Alto e Médio Uruguai: Políticas Públicas para Juventude Rural. Assim foi a sexta edição de 2017 do projeto Juventude na Estrada, uma parceria da FUG-RS com a JPMDB-RS, realizado na Chácara Chandelle, em Frederico Westphalen no último sábado (02). Participaram integrantes das coordenadorias do Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí, Alto Uruguai, Zona da Produção e Grande Passo Fundo.

Para o mediador das atividades e vereador de Restinga Sêca, Norton Soares, a lógica do JNE é compartilhar experiências através do debate. "Somente assim vamos conhecer o que pensa a juventude do PMDB", explica.

Representando a juventude local, o presidente da JPMDB de Frederico Westphalen, Vinicius Chielle, classificou o projeto como um evento sólido. “O JNE valoriza a juventude. Por isso consideramos tão importante abraçar e desenvolver esse projeto, ainda mais discutindo um tema tão presente no cotidiano da nossa região”.                       

Já para a coordenadora do projeto e secretária-geral da JPMDB-RS, Susan Maciel, o JNE faz um trabalho essencial com a base do partido. “Nós queremos descobrir as ideias da juventude, expor às lideranças do partido e mudar a nossa realidade”, define.                        

Representando a FUG, o coordenador estadual Charlis Santos, destacou a inserção da instituição na formação pelo Rio Grande do Sul. "Temos trabalhado para espalhar o conhecimento por todo estado e é um prazer estar ao lado da JPMDB para realizar esse trabalho com os jovens, para descobrir o que pensam e como se posicionam diante de vários temas", aponta.

Ao discursar no JNE, o presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel falou sobre como o projeto tem trabalhado na oxigenação e formação de lideranças no Rio Grande do Sul. "Preciso destacar a importância da nossa parceria com a FUG, que nos possibilita a estrutura necessária para executar as ações do projeto", conta.

 

Lideranças locais

Participando do encontro, o Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, explicou que diversas ações passam pela juventude. "Conversar com os jovens sobre o que eles pensam faz toda a diferença na boa gestão. Precisamos renovar a política e as lideranças, e o JNE tem cumprido muito bem esse papel."

Quem também acompanhou as atividades foi o vice-prefeito de Frederico Westphalen, Diogo Duarte. “O meio rural é um dos pilares da economia da nossa região. Agradeço à FUG por olhar para nosso município e se dispor a conversar com o futuro da nossa cidade, que são os jovens”, aponta.                       

Outra liderança da região presente no JNE foi o prefeito de Seberi, Cleiton Bonadiman. “Nós temos acompanhado os projetos da FUG, inclusive já participei de vários. Por isso, posso afirmar com convicção que todos são muito produtivos do ponto de vista do conhecimento e da formação”, opina.             

 

Políticas Públicas para Juventude Rural

 

Abrindo o painel de debates, o supervisor regional da Emater, Clairto Dal Forno, apresentou números sobre a juventude rural. "Antes de discutir Políticas Públicas precisamos entender quem são os jovens. No Rio Grande do Sul, os que vivem e dependem do meio rural representam 12,07% da juventude. Ou seja, 336.026 jovens vivem no campo em nosso estado. Precisamos entender que o jovem não é o futuro, ele é o presente. Afinal, representam 27% de toda população rural do Brasil."

Um fator que tem afastado os jovens do campo, segundo Dal Forno, é o fato de que 25% dos jovens rurais vivem em situação de extrema pobreza. “Por isso, precisamos buscar entender e resolver os problemas que impedem a aproximação do jovem ao campo”, explica.

Uma solução apontada pelo supervisor regional é a profissionalização das atividades rurais. “A atividade leiteira é a que mais necessita de qualificação no setor agropecuário. E somente com a profissionalização teremos atividades que geram emprego e renda dignos”, aponta. “O diálogo é a melhor ferramenta para propor espaços de qualificação. ”

Dando continuidade ao tema, o engenheiro agrônomo e especialista em desenvolvimento rural, Jeferson Figueiredo, falou dos cuidados que os jovens produtores devem ter com os animais e com a qualidade dos alimentos dados para eles. “É fundamental ter pastagem de qualidade e quantidade, água de qualidade, aliado a suplementação, conforme merecimento e conforto animal.”

Ele concluiu a sua fala dizendo que é fundamental ter metas e objetivos, mas mais do que isso, em qualquer área de atuação, o mais importante é ter amor pelo que faz. “Tudo o que é feito com amor e dedicação fica mais fácil para alcançar os seus objetivos. É preciso dar um passo de cada vez e não ser imediatista.”

Finalizando o painel, a zootecnista e mestre em Desenvolvimento Rural, Mariele Boscardin, destacou que é preciso dar condições para os jovens permanecerem no meio rural. “A baixa renda, penosidade na atividade agrícola, falta de opções de lazer e impossibilidade de opinar as propriedades dos pais são fatores decisivos na desistência dos jovens em permanecer no campo”, explica.

 

Acompanhe as próximas edições:

21/10 - São Leopoldo – Drogas, legalizar ou não?

11/11 - Roca Sales – Incentivo à cultura

02/12 - Tramandaí – Meio Ambiente

 

Texto: Larissa Ierque (MTB 18753/RS)

Foto: Larissa Ierque

Colaboração: Carolina Gasparotto