Notícias

postada em 30/08/2017

Tudo pronto para mais um #JuventudeNaEstrada?

Rio Grande do Sul - Faltam apenas quatro dias para a próxima edição do #JuventudeNaEstrada. Desta vez, quem recebe o projeto é o município de Frederico Westphalen. Neste sábado, dia 2, vamos debater sobre Políticas para a Juventude Rural. Nosso encontro é a partir das 14h, na Granja Cantelle (RS 150 – saída para Caiçara). O JNE é uma realização da JPMDB-RS em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RS).

Conforme a coordenadora do #JuventudeNaEstrada, Susan Maciel, cases de produtores serão apresentados no dia, além disso, a programação contará com o conhecimento de profissionais da área para enriquecer ainda mais o evento. “Gostaria de ver, cada vez mais, a juventude participando, porque é uma maneira de nós estarmos conversando, nos ouvindo e nos aproximando.” Um momento de abrir espaços, criar oportunidades. “Os jovens que estão no interior do RS precisam dessa oportunidade para mostrar o que pensam e também para estar mais próximos de nós.”

Idealizador do projeto, juntamente com a Executiva Estadual da JPMDB, Beto Fantinel diz que o #JuventudeNaEstrada se transformou em uma ferramenta de discussão e aproximação do partido com as bases. “É fundamental que se tenha conhecimento do que as pessoas pensam e para onde elas querem ir. Isso porque um partido é composto por uma parte da sociedade e nós temos que ser leais com quem é militante ou é simpatizante da nossa causa.”

Para o presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, o #JuventudeNaEstrada vai muito além do debate político. “É a oportunidade de dar voz para quem tem ideias e o desejo de construir um novo futuro.” E complementa. “É um debate qualificado, que abre a visão sobre assuntos atuais, mas com o olhar da juventude. É a própria oxigenação do partido.”

Palestrantes

De acordo com a zootecnista e mestre em Desenvolvimento Rural, Mariele Boscardin, os processos migratórios observados no meio rural, sobretudo da população jovem, mesmo que em ritmo menos acelerado, têm se mostrado permanente ao observar dados estatísticos referentes à população. “Os jovens rurais migram em busca de oportunidades profissionais, pessoais e sociais no meio urbano. Isso ocorre porque muitas vezes as políticas públicas voltadas a este público, acabam não dando conta de atender as demandas e necessidades dos jovens rurais.”

Por isso, ela defende que a integração entre governo e juventude a fim de criar maior diálogo e participação emerge como uma importante alternativa e se faz necessária. Nesta edição, além de Mariele, serão painelistas o supervisor Clairto Dal Forno e Jeferson Figueiredo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen.

#JuventudeNaEstrada

Um projeto pioneiro e que propõe uma nova forma de fazer política: este é o #JuventudeNaEstrada. Iniciado em 2015, o projeto retorna em 2017 e traz novos temas para a discussão. Os encontros ocorrem até dezembro pelo Rio Grande, em nove macrorregiões, para ouvir, debater, e apresentar novos caminhos e propostas para o Estado e País. A sexta edição de 2017, a ser realizada em Frederico Westphalen, recebe o apoio das coordenadorias das regiões Médio e Alto Uruguai, Alto Uruguai, Alto Jacuí, Zona da Produção e Grande Passo Fundo.

Calendário

21/10 - São Leopoldo – Drogas, legalizar ou não?

11/11 - Roca Sales – Incentivo à cultura

02/12 - Tramandaí – Meio Ambiente

Texto: Carolina Gasparotto.