Notícias

postada em 30/08/2017

Clóvis André abre conferência de Cultura em Santa Maria

O diretor da FUG-RS Clovis André Silva foi o responsável pela abertura da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura de Santa Maria na noite da segunda-feira, 28, no auditório da Faculdade Metodista (Fames). Ele falou para os segmentos culturais do município. Do ato, participaram autoridades e representantes de diferentes segmentos técnico-artísticos ligados à Cultura no Município.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC-SM), a conferência representa o espaço amplo de debate para a criação do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A mesa da cerimônia foi composta pelo prefeito Jorge Pozzobom, pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer Marta Zanella, e presidente do Conselho Municipal de Cultura Daniel Paim, diretor do Instituto Metodista/Centenário Marcos Wesley da Silva .

Durante sua apresentação, o diretor da Fundação Ulysses abordou aspectos fundamentais para a implantação de um conselho de cultura e apontou características que levam ao bom desempenho das políticas públicas nas ações culturais.

Para isso, ele trouxe sua experiência como integrante do Conselho Estadual de Cultura (CEC-RS), e ainda comentou a respeito das estruturas dos conselhos municipais, suas diretrizes e dinâmicas. "Parceria e criatividade são o segredo para os gestores públicos investirem em cultura. O segmento só cresce com a participação de todos. Precisamos entender que cultura está em todas as áreas de nossa vida", enfatizou Clóvis.

Na sequência, o diretor solicitou que os participantes se apresentassem e relatassem as demandas que motivam seu envolvimento com o segmento na cidade. Assim, a atividade proporcionou um amplo debate entre os diversos segmentos a respeito da situação das diferentes áreas culturais do município.

Enquanto a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, elencou as ações desenvolvidas pela Prefeitura e as conquistas alcançadas pelo setor cultural, o prefeito Jorge Pozzobom enfatizou o desafio de trabalhar com recursos financeiros escassos e reafirmou a importância de estabelecer parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada para a promoção da Cultura

 “Santa Maria trata a Cultura com sentido de pertencimento e com comprometimento. E essa é uma marca do nosso governo que está desenvolvendo uma gestão colaborativa e participativa”, afirmou.

A Conferência Municipal Extraordinária de Cultura prosseguiu na terça-feira, 29, quando foram apresentadas, apreciadas e votadas as moções sugeridas pelos participantes. As moções representam indicações gerais ou específicas, propostas individualmente ou por segmento técnico-artístico, para ser aplicada como política pública na área da Cultura.