Notícias

postada em 22/08/2017

Direito e psicologia em parceria na UniCnec de Osório

O Coordenador estadual de Formação Política Charlis Santos participou, na sexta (18 à noite), da abertura do Congresso de Direito e Psicologia Jurídica da Unicnec Osório. A FUG-RS é parceira estratégica do evento organizado pelo Instituto Profissionalizante dos Acadêmicos de Direito (Ipad) e o curso de Psicologia da Universidade. Participaram o coordenador do curso de Direito, Marcelo Reis, a coordenadora do curso de Psicologia Psicologia, Zuleika Costa, o presidente do Ipad, Tiago Vidal Diogo, e o presidente do Diretório Acadêmico do Direito. A atividade prosseguiu no sábado, 19, e contou com a presença de diversos profissionais e autoridades de ambas as áreas em ações paralelas variadas.

A fundadora do Instituto Brasileiro do Direito de Família, Maria Berenice Dias, foi a palestrante na conferência de abertura. “Os profissionais das duas áreas precisam se aproximar para que, especialmente os juristas, possam se sensibilizar e flexibilizar regras, às vezes, muito rígidas”, observou.

Charlis Santos lembrou que uma atividade como esta proporciona à Fundação Ulysses exercer plenamente seu papel de qualificar de forma humanizada. “Essa caraterística é necessária em qualquer lugar, especialmente nos órgãos públicos. Os cursos da FUG, com destaque ao de cidadania, são essenciais para que se possam olhar os cidadãos pelo aspecto humano. “A política tende a ser mais fria, encastelada e distante das pessoas, e as organizações públicas tem de humanizar as relações no atendimento ao público”, assinalou.

Os coordenadores Zuleika e Marcelo concordam a respeito da importância do compartilhamento de conhecimento entre as áreas. “O dia a dia da sala de aula tem nos revelado que temos muitas afinidades”, reafirmaram.

O Acordo de parceria entre a FUGRS e o Ipad foi assinado em 21 de julho de 2016 na Capital.