Notícias

postada em 12/08/2017

Reflexão e debates no Desafios de Santo Antônio da Patrulha

Em Santo Antônio da Patrulha, a 2ª edição do projeto Desafios, Mulher e Atitude, iniciativa do PMDB Mulher do Litoral Norte e da FUG-RS, promoveu o encontro, a reflexão e debates entre mulheres e homens da região em torno de temas que reafirmam a força feminina na sociedade.

A atividade, realizada no salão de eventos do Parque da Guarda, reuniu, na manhã deste sábado (12/8), cerca de 80 participantes em palestras e em um momento cultural, além de muita troca de experiências.

A mesa de abertura teve a presença da vice-presidente da FUG-RS, Joseane Toebe, do coordenador de Formação Política da FUG-RS e vereador no município, Charlis Santos, além da diretora da Fundação Evelize Fabrício, organizadora do encontro na localidade. 

Participaram também a presidente do PMDB Mulher da cidade, Mara Dietrich, a primeira-dama de Santo Antônio da Patrulha, Aglaé Regina da Silva, a secretária municipal de saúde, Magda Batikoski, a representante do PMDB Mulher estadual Janis Loureiro e Bianca Meregalli, do gabinete do deputado estadual Gabriel Souza, além do prefeito, Daiçon Maciel. e do presidente estadual do PMDB, o deputado federal Alceu Moreira.

Todas as autoridades refirmaram a importância de se reforçar o trabalho para fazer crescer a representação feminina em todas as executivas peemedebistas no RS. Para o presidente Alceu Moreira, a participação das mulheres é essencial para o amadurecimento da identidade partidária:

- O farol do líder é o conhecimento. A ignorância não é atributo para a liderança. Assim com a Fundação Ulysses Guimarães, o papel das mulheres é fundamental dentro do processo permanente de evolução que constitui um partido.

Entre as painelistas, a primeira participação foi da empresária Marta Helena Vieira, que destacou a importância de ações em conjunto para fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de renda local. Na sequência, a atleta paraolímpica Mônica Santos apresentou o tema Empoderamento feminino na prática e contou sua trajetória de superação em relação às dificuldades decorrentes de um angioma espinhal (lesão que pressiona a medula) que a deixou paraplégica.

Ao lado da coach Lisiane Soares, a patrulhense falou sobre o trabalho para administrar a carreira de esgrimista e a busca por patrocínio para seguir o treinamento que poderá levá-la aos Jogos Paraolímpicos de 2020 no Japão.

Mônica Monstrinha, apelido carinhoso que recebeu nas Paraolimpíadas do Rio e que usa com orgulho nas redes sociais, lembrou que o autoconhecimento e a capacidade do pensamento reflexivo são necessários para a maturidade emocional. “Não somos a Mulher Maravilha, mas podemos ser maravilhosas em nosso cotidiano e na administração saudável de todos os nossos compromissos”, resumiu.

- Para isso, devemos compreender que temos o direito de ser feliz em todos os aspectos da vida. Só assim, com a autoestima reforçada, conseguiremos superar toda e qualquer adversidade ou limitação.

Uma atividade coletiva foi a dinâmica proposta pela vice-presidente da Fundação, Joseane Toebe, para finalizar a interação entre os integrantes do encontro. O resultado dos trabalhos foi apresentado pelos quatro grandes grupos. Joseane colocou a FUG à disposição de todos para capacitar e fortalecer as ações regionais.

A organizadora Evelize lembrou que, em 2016, o Desafios envolveu mais de 300 mulheres em seis encontros microrregionais, o que resultou em um mapeamento e um diagnóstico do pensamento médio das mulheres da região.