Notícias

postada em 15/07/2017

Mulher, Política e Pioneirismo no Diálogos em Rio Pardo

As mulheres da região do vale do Rio Pardo discutiram, na tarde deste sábado, 15, a participação feminina na política e refletiram sobre o pioneirismo de algumas mulheres nesta atuação durante a 17ª edição do projeto Diálogos. Organizado pelo PMDB Mulher e FUG-RS, o encontro teve como tema “Mulher, Política e Pioneirismo” e foi realizado no Hotel Recanto do Imperador, na histórica Rio Pardo.

O ato contou com a presença da presidente do PMDB-RS, Regina Perondi, e  da diretora da FUG-RS, Evelize Fabrício, além de Helena Etges (PMDB Mulher de Rio Pardo), da vereadora Vera Lucia Ferreira da Silva, Sônia Cruz (presidente do PMDB municipal de Rio Pardo), e da vice-presidente da JPMDB, Susan Maciel. Também o deputado estadual, Edison Brum,  fez um breve relato sobre a atuação do partido no município.

Regina abriu a programação apresentando a pedagoga Udymar Pessoa, que é pesquisadora da obra “Nísia Fernandes- uma mulher à frente do seu tempo” (publicação com apoio da Fundação Ulysses Guimarães).  Natural do Rio Grande do Norte, Udymar foi a convidada especial do evento para apresentar a trajetória da primeira brasileira considerada feminista pelos registros oficiais.

“As conquistas foram lentas, o processo transcorreu por etapas”. Assim começou Udymar esclarecendo o processo histórico da trajetória das brasileiras que quebraram barreiras na política do país. “A mulher só se liberta quando se apropria do conhecimento. Quem lê Nísia Floresta vai se encantar e se fortalecer”, afirmou a pedagoga sobre a publicação editada pela Fundação Ulysses Guimarães.  “A tendência da memória é se perder. Tudo o que temos aqui é fruto de conquistas”, finalizou.

                Evelize  assinalou a importância de se construir um processo de sororidade, que se constitui na união entre mulheres por meio de companheirismo em favor de um objetivo comum. Ela finalizou com uma dinâmica em grupo  para evidenciar a realidade vivenciada em cada localidade. Na plenária, as participantes concordaram que a Fundação Ulysses Guimarães deve funcionar como “coluna vertebral” de todo processo de formação de conhecimento.

Mais:

Confira a matéria sobre o lançamento da obra da Nísia Floresta:  (http://www.fundacaoulysses.org.br/blog/noticias/fundacao-ulysses-guimaraes-lanca-obra-sobre-potiguar-nisia-floresta/)

O livro está disponível no acervo digital da Fundação (http://www.fundacaoulysses.org.br/blog/acervo/).