Notícias

postada em 07/07/2017

Estradas e Bandeiras debate projeto Pensando 2020

O primeiro dia do evento Estradas e Bandeiras, dedicado ao projeto Pensando 2020, que tem como objetivo discutir as próximas eleições, reuniu autoridades regionais e nacionais da Fundação Ulysses Guimarães e do PMDB.  A mesa do encontro contou com as presenças do presidente estadual peemedebista, Alceu Moreira, secretário-executivo da Fundação Ulysses Guimarães, Chico Donato, do presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, vice-presidente estadual do PMDB, Sebastião Melo, a representante estadual do PMDB Mulher, Rosângela Garcia Dornelles, e do Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, representando o governo Federal.

Durante a abertura do evento, o presidente da FUGRS, João Alberto Machado, salientou que a eleição ocorre principalmente no dia a dia e, para quem não foi vencedor nas últimas eleições, deve reconhecer que é nesse cenário que se começa a reconstrução do próximo pleito. “Por isso, é importante que debates como este se repitam cada vez mais”, acentuou.

Rosângela assinalou ainda a importância da participação feminina na atuação política. Lembrou a realização do encontro de mulheres Diálogos a ser realizado no próximo dia 15 na cidade de Rio Pardo. Também o presidente do PMDB Afro, Clóvis André, falou das ações do segmento, assim como, o presidente Beto Fantinel destacou atividades da Juventude peemedebista.“Quais as estradas que devemos tomar para defender quais bandeiras para a construção de uma nova sociedade e de um futuro responsável”, questionou Fantinel.

Sebastião Melo reafirmou a importância de se discutir o processo eleitoral mas assinalou que o partido também necessita ser rediscutido. Caio Rocha destacou a importância de o PMDB se reinventar a partir do exemplo de lideranças como a dos presidentes Alceu Moreira e João Alberto Machado.

Por sua vez, Chico Donato lembrou que o propósito da Fundação Ulysses é conversar com os brasileiros. “Falamos, ouvimos e distribuímos mais de 40 mil certificados. Isto é fruto de um projeto nacional. Estamos dialogando diretamente com a sociedade e não somente com cabos eleitorais”, acentuou. Segundo ele, este trabalho está presente “em todos os cantos do Brasil”. “Este papel, no passado, era exercido pelo MDB”, lembrou.

Alceu Moreira comentou que a fundação é uma ferramenta para a disputa política do cotidiano e que qualifica de forma silenciosa. “As pessoas gostam de discutir com quem sabe fazer o grande debate.  Temos que exercer a política, e se não tivermos presentes pessoas comprometias com o partido, não teremos enfrentamento. Precisamos pensar no Brasil, não apenas no voto”.

De acordo com o presidente peemedebista, não há atualmente condições de se produzir uma nova proposta política. Por isso, ele acredita que se faz necessário um novo modelo político, que seria a formação de um grupo constituinte para repensar a lógica de fazer política. “Se eu não conheço as populações e sus características, como posso fazer política que atende às suas necessidades?”, questionou.

O coach Joel Maciel palestrou sobre “Novos Tempos” para tratar de “Gestão Estratégica: como se preparar para o próximo pleito”. Ele lembrou que o descrédito da população na política é grande. E, para os candidatos, um dos principais impedimentos está no engessamento burocrático da gestão. Enfatizou também a necessidade de renovação dos políticos diante de uma realidade recheada de inovações, em especial, com as novas tecnologias.

Marketing Político foi o tema do publicitário Riciély Soares na abordagem da diferença com o marketing eleitoral. No marketing político se tem a formação da imagem, do relacionamento, do segmento e do posicionamento do candidato. “Conteúdo, em especial no universo digital, é essencial. Não basta fazer check in ou frases de efeito. São necessárias ações efetivas”, argumentou.

De acordo com o comunicador, são mais de cem milhões de internautas no Brasil. Por isso, é importante reverter esse fator em favor do candidato. “Desafio é arriscar-se, sair da zona de conforto”, finalizou.

Encerrando os trabalhos da noite, Aluísio Teixeira, prefeito de Terra de Areia, no Litoral Norte, relatou sua trajetória de diferentes perdas e vitórias, até chegar à conquista do mandato. “Não existe vitória sem trabalho e a Fundação Ulysses foi essencial para a minha transformação, meu aprimoramento e o meu sucesso”, definiu.