Notícias

postada em 30/06/2017

Captação de Recursos e Siconv na Capital

Cerca de 30 gestores de municípios da região metropolitana de Porto Alegre participaram do curso de Captação de Recursos e Sistema de Convênios (Siconv) durante a manhã e a tarde de segunda e terça-feira na Capital. A especialista em Siconv Leene Marques abordou noções gerais sobre convênios, orçamento de transferência de recursos, legislação e regulamentação do sistema. No primeiro dia, o coordenador estadual de formação política, Charlis Santos, apresentou a Fundação Ulysses Guimarães aos alunos e comentou a respeito dos demais cursos da Fundação como Gestão Pública, Cidadania e Dicção e Oratória.

Além de acessar o portal dos convênios e demonstrar detalhes a respeito do Siconv, Leene promoveu atividades práticas entre os participantes durante os dois encontros.  “A ideia é sempre tornar o encontro uma grande troca de experiências”, observou. A facilitadora ressaltou, em diferentes momentos, a importância do papel da participação de cada servidor para o bom desempenho da gestão.

Saiba Mais:

Curso: CAPTAÇÃO DE RECURSOS E GESTÃO DO SICONV

O Portal de Convênios do Governo é a porta de entrada do SICONV - Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse. Desde 2008, este sistema passou a ser utilizado pelos órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para a captação de recursos, oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União, para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco.

O SICONV, é um modelo gerencial inovador na gestão pública que faculta o gerenciamento on-line pelos órgãos concedentes e os convenentes/prefeituras. É fundamental que as prefeituras disponha de uma estrutura dedicada a gestão dos convênios com uma equipe de profissionais, com responsabilidades e autonomia para gerenciamento dos projetos e convênios com eficiência.

TEMAS ABORDADOS:

 Importância da captação de recursos para prefeituras

Entendendo origem dos recursos

A legislação e a regulamentação dos convênios

O portal dos convênios e o Siconv

Processo de proposição e celebração

Gerenciamento da execução física e financeira com obtv

O acompanhamento & fiscalização

A prestação de contas técnica e financeira