Notícias

postada em 26/06/2017

Siconv promove troca de experiências em Ijuí

Gestores e técnicos dos municípios de Ijuí, Ajuricaba, Joia e Coronel Barros participaram do Curso sobre Sistema de Convênios ( Siconv), realizado na segunda e terça-feira, pela manhã e à tarde, na região das Missões. Conduzida pela especialista em Siconv,  Leene Marques, a atividade foi realizada no Sindicato do Comércio Varejista ( Sindilojas) de Ijuí. O encontro, organizado pelo mediador da FUGRS, Ricardo Adamy, liderança na região, registrou a presença de mais de 30 representantes das prefeituras da localidade.

Ao abrir os trabalhos do primeiro dia, Leene solicitou a apresentação individual do grupo. Isso porque a ideia da palestrante era promover a integração entre os participantes. Na sequência, ela apresentou alguns conceitos de gestão pública fundamentais para a elaboração de propostas de captação de recursos aos municípios. Também os alunos obtiveram noções gerais sobre a estrutura de gestão pública necessária para a correta apresentação de projetos e sua consequente aprovação junto ao governo federal.

A parte teórica, porém, não é suficiente, conforme Leene, para que os operadores do Siconv possam trabalhar de maneira efetiva com o Sistema. Sendo assim, ao retomar as atividades da Tarde, os alunos puderam acessar e manipular diretamente o sistema e aproveitaram para sanar diferentes dúvidas a respeito tanto do sistema quanto dos caminhos para elaboração e aprovação de recursos. Dessa forma, o encontro tornou-se, em certo momento, uma grande troca de experiências. “Não estamos aqui para julgar ou avaliar as ações de vocês. Acima de tudo, estamos aqui para aprende e conhecer as diversas realidades que temos no Brasil. Essa troca será a parte mais rica de nosso curso”, reafirmou Leene.

No segundo dia, a turma acessou a plataforma do Sistema e conheceu os processos específicos da plataforma. Leene também esclareceu detalhes a respeito da elaboração de plano de trabalho, projeto básico, termo de referência e execução de projetos. Ao final, como forma de agradecimento, o secretário de Esporte, Cultura e Turismo de Ijuí, Sérgio Correa,  entregou uma lembrança do município à palestrante que manifestou seu apreço pela localidade e prometeu retornar à região.