Notícias

postada em 19/06/2017

Sábado de formação em Santo Antônio da Patrulha

O dia ensolarado de sábado (17) foi também dia de conhecimento, aprendizagem e formação no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Além do curso para Gestores Públicos Municipais em Osório, o município de Santo Antônio da Patrulha recebeu o curso Cidadania: aprendizagem para transformação social. O mediador das atividades foi Charlis Santos e o encontro contou com integrantes de ONGs e movimentos sociais da cidade. O palestrante que tratou sobre democracia foi o advogado e integrante do escritório de representação da UNESCO em Brasília, Everaldo Fabrício. 

Para o coordenador estadual de Formação Política da FUG e vereador de Santo Antônio da Patrulha, Charlis Santos, o processo do exercício da cidadania é permante. "Falta a sociedade priorizar esse exercício", opina.

Após os primeiros debates sobre democracia, cidadania e atuação social, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências. Foi o caso do Santin Negretti. Natural de Passo Fundo, ele viveu até 2006 em Caxias do Sul. Ao se aposentar, escolheu o município de Santo Antônio da Patrulha para viver. "Atualmente, abrigo cerca de 200 cães na minha propriedade. E isso acontece, principalmente, porque pessoas irresponsáveis deixam os animais no meu portão. E sou incapaz de abandoná-los", explica. "Seria muito importante que a sociedade abrisse os olhos e nos ajudasse na causa. Não tenho condições financeiras de manter o abrigo por muito tempo", declara.

Oportunidade de aprendizado

Outro participante do encontro foi o prefeito do município, Daiçon Maciel. "Nosso governo quer promover políticas públicas voltadas para este tema do terceiro setor", afirma. "Hoje estou aqui para aprender a exercer a verdadeira prática da cidadania". 

Para Daiçon, é importante priorizar o trabalho coletivo. "Indiviualmente não chegaremos a lugar nenhum. É hora de juntar as forças para tornar Santo Antônio da Patrulha um lugar melhor. Por isso, a sociedade precisa conhecer, se envolver e se comprometer com as causas do município", finaliza.

 

As atividades continuam no próximo sábado, 24, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.