Notícias

postada em 14/06/2017

Reforma da Previdência e desafios da mulher contemporânea em Capivari

A Reforma da Previdência, os Direitos da Mulher e seus Desafios na Sociedade Contemporânea foi o tema da palestra da socióloga e cientista política Anna Paula Bennech, na tarde desta quarta-feira,14, aos participantes da 15ª Expofeira em Capivari do Sul.  No Galpão de Palestras, Anna conversou com uma plateia de maioria feminina, mas também com representação masculina. Ela começou pelo conceito de previdência social e apresentou as propostas da reforma, suas causas, mudanças e as exigências do processo de transição.

De forma criativa e explicativa, a palestrante traçou um paralelo entre as regras atuais de aposentadoria, seus benefícios e contradições, e as novas proposições para reformular o sistema previdenciário. Anna lembrou que o envelhecimento da população brasileira e o aumento gradativo na expectativa de vida são pontos essenciais que exigem muita reflexão em torno do tema. Isso porque, conforme observou ela, o objetivo da previdência é garantir fonte de renda aos trabalhadores e suas famílias, quando eles estiverem impossibilitados de trabalhar.

Destaque na discussão, os direitos femininos diante da reforma previdenciária aguçaram a curiosidade do público uma vez que, como observou Anna, “a questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente”, finalizou Anna citando a feminista Chimamanda Adiche.