Notícias

postada em 31/05/2017

Desenvolvimento regional e Empreendedorismo em destaque na FURG de Santo Antônio da Patrulha

Estudantes universitários de Santo Antônio da Patrulha (SAP) e cidades vizinhas acompanharam o painel  Direito e Gestão Pública com Foco no Empreendedorismo Local na noite desta terça-feira,30, no polo universitário da Universidade de Rio Grande no município.  A atividade, integrante da Semana Acadêmica da instituição de Ensino, contou com a participação do coordenador regional de Formação Política da FUG-RS, Charlis Santos, e do prefeito de SAP, Daiçon Maciel, na abertura do evento.

O diretor da Fundação Ulysses, Clair Kuhn explanou sobre Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Disse que apenas 83 dos municípios gaúchos apresentam valor adicionado Bruto da Agricultura acima de 50%. Segundo ele, o percentual revela que 60% da economia do estado passa pelo campo. Outro aspecto, conforme Clair,  que agregou valor à economia agrícola foi o crescimento tecnológico registrado na última década.

Clair lembrou que a Emater atende a 78 atividades como bovinocultura de leite, pecuária de corte, fruticultura, saneamento básico, inclusão social e produtiva, manejo e conservação do solo, grãos, crédito rural agroindústrias, irrigação entre outras. “O desenho e o planejamento da agroindústria é política pública. Por isso, 1.200 técnicos da Emater estão presentes em 493 cidades gaúchas”, mencionou. Ao finalizar, lembrou que o melhor emprego é aquele em que somos os donos da empresa. Reafirmou ainda que não se pode esquecer da importância da riqueza da terra.

Vinícius Lima trouxe sua larga experiência com comunidades de periferia em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Buenos Aires (Argentina) para mostrar que na favela tem criatividade que gera muito empreendedorismo.  “Todos temos sonhos para mudar a vida desde criança. Na favela, não é diferente”, argumentou.

Entre números de suas diversas pesquisas, Vinicius traçou análises paralelas entre o agronegócio e o negócio “no morro”.  Lembrou que 23% do PIB nacional vem do agronegócio, sendo que 30% sai da agricultura familiar e, em dez anos, a massa de renda nas favelas cresceu em mais de 50% no Brasil. "Quatro em cada dez favelados têm intenção de abrir o próprio negócio”, assinalou. Ele, reafirmou ao terminar sua fala: “Empreender é sonhar, acreditar, planejar, executar, persistir e alcançar.”

Representante da Santa Casa de Misericórdia, instalada há 29 dias em SAP, Maurício Fogaça abordou o novo modelo de gestão e atuação da tradicional casa de saúde de Porto Alegre. “O desafio maior é saber como salvar vidas num negócio de saúde que tem características específicas como a filantropia”, observou.

Já Aline Nandi, gerente do Programa de Desenvolvimento Econômico Local do município de Rolante apresentou o mapa estratégico da iniciativa. Ao final, a plateia dirigiu perguntas aos palestrantes o que proporcionou troca de experiências entre os participantes.