Notícias

postada em 21/05/2017

Influência do Direito na Gestão Pública com Baía na Ulbra Canoas

O encerramento do 7º Congresso de Direto da Ulbra Canoas, no final da tarde deste sábado, 20, contou com a participação do sociólogo da Fundação Ulysses Guimarães Paulo Baía. Mesmo após dois dias de trabalhos no Congresso, os acadêmicos permaneceram atentos à palestra do cientista político A influência do Direito na Gestão Pública, realizada a partir das 16h no auditório B do prédio 14. Baía respondeu, ainda, a perguntas a respeito do cenário político atual.

Paulo Baía deu início refirmando que “políticas públicas não podem ser ilógicas, uma vez que o que está na lei há de ser seguido por todos, do ponto de vista jurídico”. Desta forma, conforme Baía, o poder governamental deve estar a serviço da lei e há urgente necessidade de ampliação do conceito de cidadania no Brasil. “Há grande inquietação social no país desde 2013. Vale lembrar que nunca se discutiu tanto a política como agora, ao mesmo tempo, há grande desesperança e desencanto”, analisou. Essa situação também leva ao caminho da não-política, que é algo novo no cenário do país, explicou ele.

O evento na universidade canoense se iniciou ainda na sexta-feira pela manhã com participação de especialistas da área em temas variados.

A palestra de Paulo Baía integra o projeto da FUG-RS Construindo o Futuro, que busca discutir uma nova proposta social para o Brasil e de interesse da juventude e da sociedade. Para isso, promove encontros em universidades e instituições de ensino.