Notícias

postada em 19/05/2017

Paulo Baía movimenta estudantes de São Leopoldo

Cerca de 50 jovens, estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens Adultos (EJA) de São Leopoldo, receberam, na noite de quinta-feira, 18,  o cientista político Paulo Baía pelo projeto Construindo o Futuro. A atividade teve como tema “Os Movimentos Sociais” e ocorreu no Centro de Eventos Cristo Rei, no bairro Cristo Rei. O encontro, organizado pela FUGRS e o gabinete do vereador Arthur Schmidt, foi aberto pelo assessor Marco Jorge e pelo diretor da FUG Clóvis André da Silva.

“Para buscarmos o que há de melhor na área intelectual, são necessárias inúmeras parcerias porque acreditamos que conhecimento é o nosso maior bem. Vale lembrar que o nosso conteúdo é muito rico e pode interagir com todos os aspectos da vida de vocês”, argumentou o representante da Fundação.

Por meio de um bate-papo, Baía traçou um histórico dos movimentos sociais no Brasil e no mundo, destacando que são reflexos de cada sociedade. Na atualidade, segundo o sociólogo, esses movimentos criaram consistência no país sobretudo a partir de 2013 e vêm ganhando na prática características do mundo virtual. “Esta realidade é o futuro que já chegou e está presente nas políticas públicas”, observa.

Os movimentos sociais, diz Paulo Baía, podem ser permanentes (com objetivos a longo prazo), ocasionais (um objetivo passageiro) ou sazonais (eventos), mas todos envolvem conflitos. “A vida democrática é a administração de conflitos em sua essência. Essa administração deve explicitar o conflito para encontrar uma solução e se pode ganhar ou perer”, resumiu o professor.

No encerramento da atividade, a organização realizou o sorteio d elivros doados por uma universidade do município.