Notícias

postada em 15/05/2017

Construindo o Futuro traz Paulo Baía em roteiro pelo RS

Movimentos Sociais e Gestão Pública são temas atualíssimos. E é justamente sobre esses assuntos que o sociólogo e cientista político fluminense Paulo Baía vem conversar, de 18 a 20 de maio, com os gaúchos. Sociólogo da Fundação Ulysses Guimarães para coordenação de cursos sobre cidadania e comportamento político, Baía fará palestras na Região Metropolitana e em Santa Maria, dentro do projeto Construindo o Futuro, iniciativa da FUG-RS.

Nesta quinta-feira,18, Baía irá lembrar as transformações sócio-políticas históricas e da atualidade com estudantes de São Leopoldo. Será no Centro de Eventos Cristo Rei, a partir das 20h, no bairro Cristo Rei. E, na sexta-feira, 19, os acadêmicos da Ulbra Santa Maria, na região Central, deverão debater o mesmo tema, a partir das 19h. O resgate histórico lembrará que os movimentos sociais ganharam força a partir dos anos de 1960, com categorias populares, sindicais e organizações não-governamentais (ONGs).

Já no sábado, 20, o debate será com os estudantes do curso de Direito da Ulbra Canoas em torno da Influência do Direito na Gestão Pública. A atividade, a partir das 16h, ocorrerá dentro da programação do 7º Congresso de Direito da universidade.

Construindo o Futuro é um projeto da FUG-RS que quer discutir uma nova proposta social para o Brasil e de interesse da juventude e da sociedade. Para isso, promove encontros em universidades e instituições de ensino.

Saiba Mais

O que são movimentos sociais? O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs). No Brasil, ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. (Fonte: Guia do Estudante)

Paulo Baia é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2001), doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutor em História Social pelo PPGHIS/UFF (2014). Professor aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-coordenador do Núcleo de Sociologia do Poder e Assuntos Estratégicos, pesquisador associado sênior do Laboratório Cidade e Poder da UFF, do Laboratório de Estudos de Gênero do IFCS/UFRJ e do Núcleo de Inclusão Social (NIS) – UFRJ. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em sociologia política, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social brasileiro, estudos estratégicos, teoria política, cultura política, pensamento social, defesa nacional, segurança pública, desigualdades sociais, cidadania, violência, direitos humanos, eleições, estudos urbanos, sistemas de informação/contra-informação/inteligência e boato. Atua também como gestor de organizações públicas e privadas.

Serviço:

O que: Paulo Baía – sociólogo e cientista político da Fundação Ulysses Guimarães

Quando e Onde : 18 a 20 de maio

18.05 – São Leopoldo

20h Centro de Eventos Cristo Rei – Rua Regina Mundi, 333, bairro Cristo Rei

19.05 – Santa Maria

19h Ulbra Santa Maria – BR-287, S/N - Boca do Monte, - Miniauditório

20.05 Ulbra Canoas

16h – A Influência do Direito na Gestão Pública prédio 14 auditório B