Notícias

postada em 12/05/2017

Líderes estaduais abordam reformas e esclarecem dúvidas sobre as mudanças

Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, recebeu na noite desta sexta-feira, 12 de maio, a 6ª edição do projeto "Construindo o Amanhã" e contou com  a presença do presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado.

O secretário-geral e deputado estadual, Gabriel Souza, abriu os painéis da noite e abordou o Plano de Modernização do Estado. Ao contextualizar o momento atual, Gabriel destacou que "estamos enfrentando a maior luta política da história do país desde a redemocratização". Gabriel explicou que apesar das medidas já realizadas o Estado ainda precisa aprovar outros projetos e destacou dois deles: a alteração da licença classista e o fim da obrigatoriedade de plebiscito para privatização da CEEE, CRM e Sulgás. 

Segundo explicou o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), a necessidade da reforma da previdência é indiscutível diante de números tão dramáticos da economia. A reforma, avalia o parlamentar, é vital para garantir que os atuais aposentados continuem recebendo seus benefícios e quem está trabalhando possa se aposentar. O rombo crescente da previdência, que em 2016 chegou a R$ 149,2 bilhões (2,3% do PIB), está estimado em R$ 188 bilhões em 2017.

O deputado federal Jones Martins, que foi integrante titular da Comissão Especial da Reforma Trabalhista, contou aos peemedebistas o trabalho do grupo, que realizou mais de 20 audiências públicas e recebeu mais de 850 propostas de emenda ao projeto. 

O advogado especialista em legislação trabalhista Max Vieira trouxe os pontos técnicos do texto. A manutenção dos direitos sociais, previstos na Constituição Federal, foi ressaltada pelo advogado. Entre elas, as normas de segurança e medicina do trabalho; a liberdade sindical e direito de greve; o FGTS, o salário mínimo, as licenças maternidade e paternidade, as férias, o aviso prévio e o repouso semanal remunerado.

Presenças

O deputado estadual Tiago Simon e o coordenador do Vale dos Sinos, João Antônio também participaram da atividade. Vereadores, lideranças municipais e militantes das coordenadorias dos Vales do Caí, Paranhana e Vale dos Sinos.