Notícias

postada em 11/05/2017

Capital debate reformas no Construindo o Amanhã

O diretor da FUG-RS Clóvis André Silva participou, na noite de quinta-feira, 11, da abertura do 5º encontro Construindo o Amanhã, no auditório da AIAMU, em Porto Alegre. Na abertura do evento, o presidente do PMDB-RS e deputado federal, Alceu Moreira, propôs que o debate sobre as reformas trabalhista e da previdência não seja postergado.

Os assuntos foram discutidos amplamente entre painelistas e peemedebistas das coordenadorias Metropolitano, Vale do Gravataí, Grande Canoas, Litoral Norte, Costa Doce e Carbonífera.

Sobre os projetos que compõem o Plano de Modernização do Estado, o deputado Gabriel Souza afirmou que se as medidas não forem aprovadas pela Assembleia Legislativa, a meta do governo, de tirar o Estado da crise imediatamente, não irá acontecer.

Tema polêmico, a reforma da Previdência foi abordada pelo vice-líder do Governo na Câmara e deputado federal, Darcísio Perondi. Integrante da Comissão Especial da Reforma da Previdência, o parlamentar destacou que com a aprovação da proposta outras áreas também serão beneficiadas, pois atualmente o déficit traz prejuízos como a falta de verba para financiar outros projetos e a aplicação do dinheiro público para cobrir o rombo previdenciário.

Contrário à proposta, o deputado estadual Edson Brum, destacou alguns pontos polêmicos, como a aposentadoria rural, e apontou que continuará estudando o tema e argumentando até encontrar um caminho possível. “Sobre a área rural, Alceu fez questão de explicar que foram realizadas alterações no texto original e que agora a idade mínima é de 57 anos para mulheres e 60 anos para os homens, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

O vice-presidente do Diretório Estadual Sebastião Melo frisou que o debate precisa ser feito e que espaços como o deste encontro são oportunos para a construção interna da identidade partidária.