Notícias

postada em 05/05/2017

Formação em Alvorada com palestra sobre o extermínio do jovem negro

Combate à desigualdade racial através do conhecimento e da Formação. Esse foi o objetivo da Fundação Ulysses Guimarães durante a realização do curso de Dicção e Oratória em Alvorada. Na oportunidade, a advogada e membro da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra, Karla Meura, palestrou sobre o extermínio do jovem negro no Brasil. Com organização do colaborador da FUG Nacional, Rafael Araújo, o evento teve mediação do presidente do PMDB Afro, Clóvis André Silva.

Para o debate ser feito, foram alinhados conceitos como preconceito, discriminação racial e racismo. Além disso, a advogada levantou alguns questionamentos para introduzir o tema. “O que é ser jovem no Brasil? O que é ser negro no Brasil? E o que é ser jovem e negro no Brasil? ”

Através dos depoimentos de jovens negros presentes, foi possível estabelecer uma conversa sobre genocídio e extermínio. “Finalizamos nosso encontro com propostas que entendemos pertinentes para colaborar com a redução das desigualdades sociais. Esse debate é importante, pois 77% dos jovens que morrem no Brasil são negros. É um número muito expressivo. Das 56 mil mortes violentas por ano, 53% é com jovens e desse montante 77% são negros”, afirma.

Para o presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, é importante discutir as políticas inclusivas contra o racismo. “Isso é essencial para construirmos um futuro mais justo e cidadão. Por isso, a FUG-RS segue fomentando debates sobre questões étnico-raciais, com base no conhecimento e na formação. Afinal, só a educação liberta”, finaliza.