Notícias

postada em 06/05/2017

Juventude Na Estrada de Restinga Sêca debate Plano de Modernização do RS

Em sua segunda edição no ano de 2017, o projeto Juventude Na Estrada chega ao Centro do Estado. Com a proposta de debater o Plano de Modernização do RS, jovens de Restinga Sêca, Itaara, São Pedro do Sul, Santa Maria conversaram com o economista e especialista em Gestão Pública Municipal, Adriano Reis na tarde ensolarada do último sábado (6).

O vereador de Restinga Sêca, Norton Soares, explicou o funcionamento do projeto. “Nós chamamos a base para debater. Queremos entender como ela se posiciona e como podemos construir o futuro através da boa política".

Já o prefeito do município, Paulo Salerno, falou sobre a parceria com a Fundação Ulysses Guimarães e a situação do Estado. “Eu trabalhei em contato direto com o Zoológico de Sapucaia e sei o quão difícil é manter sua estrutura. Seria muito importante o investimento privado naquela área tão nobre do nosso Estado. O Rio Grande do Sul pode avançar muito ainda", afirma. “A Fundação é o braço da discussão teórica e prática do partido”.

A presidente da Juventude do PMDB - Rio Grande do Sul, Susan Maciel, falou sobre o novo momento vivido em diversos aspectos de dentro da sociedade. "Precisamos discutir e pensar em um Estado eficiente. Nós somos o futuro e temos que ter discernimento sem esperar que decidam pela gente", afirma. "A Juventude tem o poder de buscar, dialogar e pensar que a sociedade precisa receber os serviços da melhor maneira possível", ressalta.

Um dos idealizadores do #JuventudeNaEstrada e presidente da JPMDB Nacional, Roberto Fantinel, explicou como surgiu a construção do projeto. "JNE era um sonho e nosso objetivo é aprofundar o debate de temas essenciais. Nós precisamos discutir com conhecimento e profundidade sobre causas, consequências e motivos do que vivemos atualmente na política", afirma. Sobre o tema desta edição, Plano de Modernização do Estado, Beto falou sobre a dificuldade de implementação de reformas. "Toda reforma é incomodativa. Afinal, não sabemos o que acontecerá em seguida".

O Diretor de Políticas para Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, Ricardo Bassi, aproveitou o encontro para explicar o funcionamento do programa ID Jovem. "Jovens de 25 a 29 anos de baixa renda terão acesso a descontos na cultura, lazer, esporte e viagens". A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos está programando para o dia 24 de maio o lançamento do programa em Porto Alegre. "Os municípios que estiverem interessados em lançar o programa estão livres para entrar em contato e fazer uma solicitação".

 

O gestor público e sua relação com o não

Para o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, quem quer ser um gestor público precisa saber dizer não. "Eu fui vereador e sei o quão difícil é conter a ansiedade para que o trabalho se desenvolva nos quatro anos. E aqui no Juventude Na Estrada, nós temos um debate qualificado. Afinal, para mudar, só com gente nova", explica.

Atuante na política desde 1987, João Alberto falou sobre trilhar o caminho da política com seriedade. “A Susan Maciel exercendo a presidência da JPMDB-RS representa uma democracia interna do PMDB. Afinal, a política se faz de peito aberto”, conclui.

Plano de Modernização do Estado por Adriano Reis

O economista e especialista em Gestão Pública Municipal, Adriano K. Reis, falou sobre Plano de Modernização do RS. "Toda modernização passa por um planejamento. E em qualquer ente público, o planejamento começa pelo processo orçamentário através do Plano Pluarianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual".

Entenda:

Plano Plurianual: “É um programa de governo baseado no que o prefeito quando candidato prometeu fazer em sua administração. É um planejamento de médio prazo, com validade de quatro anos e que visa diminuir as desigualdades e promover o desenvolvimento”.

Lei de Diretrizes Orçamentárias: “Ela define as prioridades para elaborar o orçamento anual, metas ficais, demonstrar o resultado fiscal para os próximos anos, previdência pública e riscos fiscais. Ou seja, ela define as prioridades que serão aplicadas no orçamento”.

Lei Orçamentária Anual:

 

Agende-se

10/06 - Rio Pardo – Políticas para Juventude

08/07 - Cruz Alta – Ética e Transparência

05/08 - Gramado – Reforma da Previdência – PEC 287/2016

16/09 - Frederico Westphalen – Políticas para a Juventude Rural

21/10 - São Leopoldo – Drogas, legalizar ou não?

11/11 - Roca Sales – Incentivo à cultura

02/12 - Tramandaí – Meio Ambiente