Notícias

postada em 07/05/2017

Mulher, política e sociedade no Diálogos de Panambi

Com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães-RS, representada pela sua diretora Joseane Toebe, a segunda edição do projeto Diálogos ocorreu na tarde de sábado, 06, na região do Planalto Médio gaúcho. A atividade reuniu uma centena de mulheres no Centro Cultural 15 de Julho, em Panambi. O protagonismo feminino, as práticas na gestão pública, assim como o papel feminino na construção de uma sociedade segura foram alguns dos temas em discussão durante o encontro, organizado pelo PMDB Mulher.

Participaram do ato a presidente estadual do PMDB Mulher Regina Perondi, a presidente municipal do núcleo Marlise Rodrigues e o prefeito Daniel Rina, além de lideranças regionais. Após apresentação de um grupo teatral e o pronunciamento das autoridades, Regina provocou os participantes com o assunto “Mais Mulheres na Política Partidária”.

A vereadora de Porto Alegre comandante Nadia Gerhard abordou “O papel da mulher na construção de uma sociedade com segurança” e animou a plateia com a apresentação do vídeo “Quem ama, educa, quem ama, abraça”. Na sequência, a vice-prefeita de Boa Vista do Cadeado, Maria Inês Dalla Costa, trouxe a sua experiência na administração pública, com ênfase à Secretaria de Saúde, Assistência Social, Habitação e Saneamento.

A diretora da FUG-RS, Joseane Toebe, propôs às participantes uma dinâmica em grupo a partir da leitura do texto “Mulheres e Atitude”, baseado nos princípios de empoderamento das mulheres estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres em 2010.