Notícias

postada em 25/04/2017

Música negra é o tema do Seminário de Diversidade Cultural

O samba, o funk e a black music estarão em destaque nesta terça-feira, 25, durante o Seminário Diversidade Cultural. Numa ação conjunta entre FUGRS e PMDB Afro, o encontro será na sede estadual da legenda na Capital e pretende reunir todos os interessados no assunto. Com entrada franca, a atividade é aberta ao público em geral, a partir das 18 horas.

Para desvendar os enredos sobre o Samba e o Funk serão palestrantes Odir Ferreira e DJ Cassiá. Já a Black Music será o assunto da segunda mesa com Luís Roberto e Juquinha. Na sequência, os coordenadores da atividade receberão perguntas e observações dos participantes.

Saiba mais:

A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do País e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos subgêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

Mas os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba, a influência negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique, passando pela Capoeira entre outros sons e ritmos que conquistam o Brasil.