Notícias

postada em 08/04/2017

Juventude debate sobre Reforma Política em Rio Grande

Conhecimento, informação, discussão, ideias e muita conversa boa. Tudo isso teve no #JuventudeNaEstrada de Rio Grande, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães neste sábado, 8 de abril. O projeto é uma parceria com a Juventude do PMDB-RS. Convidado especial para contribuir com a formação, o professor Dr. José Carlos Martines Belieiro Junior, da Universidade Federal de Santa Maria, falou sobre o tema Reforma Política.

Ao iniciar a mediação das atividades, o secretário-geral da JPMDB-RS e vereador de Restinga Seca, Norton Soares, expressou o desejo de repetir os bons resultados da primeira edição do Juventude na Estrada. “Em 2015 o desejo de mudar a forma de debater política com a Juventude nos fez buscar um formato de evento participativo, de debate, de discussão de ideias. Queremos encontrar ainda mais lideranças, que vão compor os quadros do PMDB no Rio Grande do Sul", conta.

Para o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do RS, João Alberto Machado, relembrou o interesse em iniciar um projeto que envolvesse a juventude. “Em 2015, tínhamos uma angústia de participar de eventos partidários sem oportunidade das pessoas se expressarem. A partir disso surgiu o Juventude Na Estrada", conta. Para João, através dessas ações, o PMDB está voltando seu olhar para a base do partido. "Essa visão permite uma discussão diferente, que produz uma massa cultural inovadora", explica. O presidente ainda relembrou a época em que foi presidente da JPMDB de Torres. “Foi um tempo bom. Essa democracia interna dentro do partido é que faz com que a gente possa oxigenar e renovar os quadros”, finaliza.

Segundo a presidente em exercício da JPMDB-RS, Susan Maciel, o projeto busca discutir do que nosso país precisa. "Hoje nós temos vários exemplos de fora do Brasil de como se faz política. Agora, precisamos trazer para nossa realidade, e refletir sobre o que de fato funciona", indaga. Susan afirma que o Juventude Na Estrada traz uma provocação para os jovens. “Nós os desafiamos à olhar para o seu contexto, dentro do seu município e região. Assim, ele reflete também sobre o que acontece ao seu redor, criando uma capacidade crítica de propor mudanças”, explana.

Aprofundar o conhecimento para que todos os militantes possam debater com profundidade. Esse é o objetivo do #JuventudeNaEstrada, segundo o Presidente Nacional da JPMDB, Roberto Fantinel. "É muito importante absorver e discutir esse tema tão importante. Queremos apontar para o partido e para o governo o que pensamos. Somente assim faremos esse enfrentamento para buscar o melhor para nosso país”. Fantinel ressalta a importância de ter sensibilidade diante do atual cenário político. “A construção de um novo Brasil depende de nós. Estamos buscando um novo modelo que nos represente e defenda a democracia do país”.

Coordenador da JPMDB da Zona Sul, Edimar Ferreira Luís, falou sobre a reforma política. "Tudo que aprendemos até hoje sobre fazer política está se modificando. Talvez tenhamos voto distrital, lista fechada, sem vice, e outras medidas. Isso, com certeza, altera nossa maneira de articular e fazer política. Então o tema, além de oportuno para o dia de hoje, é muito rico", opina.

 

“Hoje, a democracia não pode dizer não”, explica José Carlos Belieiro

Com uma palestra enriquecedora, o professor José Carlos Martines Belieiro Júnior explicou os principais pontos da Reforma Política e como isso afeta o sistema político atual, inclusive os eleitores. Afinal, atualmente muito se debate sobre reforma da previdência, tributária, e de jornada de trabalho, o que leva consequentemente a conversas sobre uma reforma política geral. “Alguns questionamentos são importantes nesse momento: é necessário fazer uma reforma em todo sistema político brasileiro? Será que o sistema político brasileiro não tem virtudes que podem ser preservadas e vícios que podem ser reformados? ”.

José Carlos falou sobre a ideia de eleitores que defendem que a reforma é acabar com o que já existe e começar do zero. “Eu discordo. Acredito que minirreformas possam corrigir o sistema geral da política brasileira”, opina. O professor explica, ainda, que existem dois tipos de reforma: a primeira lida com o sistema de governo, e a segunda trata-se do sistema eleitoral – tema da reforma proposta. “Hoje, a democracia não pode dizer não. Por isso, todos os pontos de qualquer reforma precisam ser avaliados para analisar seus prós e contras. ”

 

Debate da juventude

Ao apresentar os nove pontos da reforma política (veja aqui), a juventude presente pode tirar suas dúvidas com o professor e, principalmente, debater sobre as consequências e possíveis reviravoltas causadas pela possível reforma política.

Participaram do encontro, ainda, o vereador de Rio Grande, Filipe Branco, o presidente do PMDB de Capão do Leão, Gabriel Medina, o coordenador estadual da Fundação Ulysses Guimarães e vereador de Santo Antônio da Patrulha, Charlis Santos, o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, o deputado federal, Fábio Branco, e o vereador de Candiota, Fabrício Moraes.