Notícias

postada em 31/03/2017

Santana da Boa Vista debate o desenvolvimento na Faixa de Fronteira

O projeto Construindo o Futuro Na Fronteira da FUG-RS chegou a Santana da Boa Vista nesta sexta-feira, 31, para discutir com a comunidade as peculiaridades regionais que podem contribuir para o incremento econômico da região. O encontro, a partir das 19h, reuniu servidores públicos do município e autoridades no Galpão Anita Garibaldi e ainda teve como palestrante José de Oliveira, o Pingo, liderança política da cidade.

O coordenador Estadual de Formação Política da FUG-RS, Charlis Santos, apresentou as iniciativas da Fundação que visam impulsionar o debate da população em torno das demandas regionais por meio de formação educacional. Disse também da necessidade dos gestores de buscarem conhecer as peculiaridades da administração pública. “Fundação Ulysses coloca à disposição um leque de cursos que pretendem contribuir, de forma gratuita, para ampliar o conhecimento e favorecer o exercício da cidadania dos gaúchos”, observou.

Integrante do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Governo Estadual, Oliveira destacou a importância da integração entre os municípios na discussão em torno das prioridades para a comunidade. Lembrou que a Faixa é composta por 197 municípios, sendo 11 cidades-gêmeas, e totaliza 3.147.027 habitantes. Este número representa 29,4% da população do RS. Vale destacar que o PIB é de mais de R$ 80 bilhões, em dados de 2013.

Participaram da mesa de abertura do evento o prefeito Arilton Freitas, o vice-prefeito Leonaldo Corrêa e o vereador Garleno Alves.

Saiba Mais:

O Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF/RS) tem como eixos:

- Fortalecimento da infraestrutura para o desenvolvimento sustentável

- Combate à pobreza e desenvolvimento social (saúde e inclusão social)

- Promoção do crescimento econômico

Integração territorial

- Construção de estruturas de gestão do território

- Integração entre os povos (educação, cultura, lazer e turismo)