Notícias

postada em 23/03/2017

FUGRS presente nas Reflexões sobre Autonomia Feminina

Promoção do Núcleo Feminino da Juventude PMDB e do PMDB Mulher Estadual, o encontro Reflexões Sobre a Autonomia Feminina reuniu um grupo de cerca de 20 mulheres no auditório do diretório estadual no final da tarde desta quinta-feira, 23 , em Porto Alegre. 

A presidente da JPMDB estadual, Susan Maciel, deu início aos trabalhos assinalando a importância de se discutir o significado do feminino na sociedade brasileira. Lembrou que é de 10% a média nacional de mulheres eleitas e que o RS registra 18% desse total.  “Temos de fomentar a participação desse grupo de mulheres que buscam o seu espaço”, assinalou.

Já o diretor da FUG-RS, Clóvis André saudou Susan por estar à frente do segmento jovem. “Precisamos nos diferencias para levar á sociedade um conceito novo, uma nova reflexão. As mulheres fazem a luta não só em março, mas todos os dias.” Também a presidente estadual do PMDB Mulher, Regina Perondi, acrescentou que a “transversalidade das políticas públicas deve ser ainda maior do que já conseguimos avançar.” Para ela, a luta  tem de ser constante.

A discussão baseou-se nos vídeos do curso EAD da Fundação Ulysses Guimarães “Políticas Públicas de Gêneros”.  Entre os temas, o material destaca um apanhado histórico da atuação feminina no Brasil e questões ligadas ao empoderamento, igualdade e equidade de gênero, além de políticas públicas, gestão estatal e cidadania feminina.

Ao final, houve espaço para manifestação das participantes.

Saiba mais:

O texto final da Constituição de 1988 registra o empenho do grupo parlamentar  feminino ao assegurar  a igualdade entre homens e mulheres, garantindo, dentre outros direitos: licença maternidade; acesso ao planejamento familiar, incentivo ao trabalho da mulher, reconhecimento da união estável e de filhos concebidos fora do casamento, e proteção estatal contra a violência praticada no âmbito da família.