Notícias

postada em 09/03/2017

Ciclo debate o desenvolvimento municipal com vereadores

Cerca de 200 vereadores peemedebistas gaúchos participaram, nesta quinta-feira,9, do 2º Ciclo de Debates pelo Desenvolvimento Municipal – Iniciando a Legislatura, na sede da Aiamu em Porto Alegre.  Promovido pela Associação de Vereadores, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUG-RS), o evento proporcionou troca de experiência e conhecimentos entre legisladores experientes e aqueles que estão no primeiro mandato.

O presidente João Alberto Machado apresentou os números da Fundação. "Através dos sete grandes projetos que estamos executando em 2017, temos a meta de formar 10 mil alunos". Por ter experiência na vereança, o presidente aconselhou os vereadores. "Tenham responsabilidade com seus discursos e com a sociedade. Sejam o elo de transformação do seu município".

O presidente estadual do PMDB-RS, deputado Ibsen Pinheiro e o ex-senador Pedro Simon reforçaram aos parlamentares o papel do partido no cenário atual. Os líderes ressaltaram a importância da história, das lutas e das conquistas da sigla cinquentenária.

O presidente estadual disse que cabe ao PMDB impedir que a crise econômica, financeira e administrativa que o País enfrenta se torne uma crise institucional. "Esta é a hora do PMDB, a única instituição com capacidade de formulação e força aglutinadora capaz de encontrar o caminho da superação", destacou Ibsen. O ex-senador Pedro Simon ressaltou o papel pioneiro e fundamental do MDB na construção da democracia. Lembrou ainda da luta pelo fim da Ditadura, as Diretas Já e movimentos determinantes para o progresso da Constituição.

O presidente da Associação de Vereadores, Guto Scherer, destacou os números do PMDB, afirmando que foi o que mais elegeu vereadores nas eleições municipais de 2016, com 1.159 parlamentares e que proporcionalmente está atrás apenas de Santa Catarina. O presidente Nacional da Juventude do PMDB, Roberto Fantinel, falou sobre a construção de novos caminhos. "Desenhar rumos novos na política torna o poder público mais efetivo".

Participaram também da mesa de abertura a presidente estadual do PMDB Mulher, Regina Perondi, e a presidente estadual da Juventude peemedebista, Susan Maciel. Ambas lembraram a importância da luta pelos direitos femininos, marcada no dia anterior, 8 de março.

Primeiro convidado técnico do dia, ainda durante a manhã, o publicitário Tiago Brum abordou o tema "Como levar meu mandato para a rua". Ele lembrou que uma boa comunicação depende de um mandato eficaz. Uma causa é essencial para o trabalho do vereador na comunidade.

O coach Joel Maciel falou sobre a necessidade de modernização na forma como os vereadores se relacionam com a sociedade e na gestão de pessoas. Isso para questionar aos participantes a respeito de "O que eu quero para o meu mandato?" Para tanto, argumentou sobre a importância de se pensar a cidade, por exemplo, daqui a 30 anos. "Que cidade deixaremos para nossos netos?", perguntou. Finalizou lembrando que participação social e popular é fundamental na gestão de pessoas.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, fez uma análise sobre como o Estado chegou à situação financeira atual, o que o governo estadual já fez e o que tem que fazer ainda para sair da crise.

Na sequência, o painel de projetos destacou cinco municípios gaúchos com ações que transformaram comunidades a partir de iniciativas de vereadores. Entre eles, estavam: Diego Martins com Novo Rumos em Portão. Paula Librelotto com o troco Solidário, em Cruz Alta. Helena Herrmann com Segurança Bancária em Santa Clara do Sul. Gustavo Baldissera com A causa Animal em Soledade. André Carús com Educação Ambiental em Porto Alegre.

O encerramento do evento ocorreu em jantar com a presença do governador José Ivo Sartori, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio e contou, ainda, com a participação do Secretario Nacional de Juventude, Assis Filho.