Notícias

postada em 08/02/2017

FUG-RS participa de reunião com presidentes de filiais em Brasília

Durante a tarde desta terça-feira (7), o presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, esteve presente na reunião com presidentes das filiais estaduais para apresentação dos projetos de 2017 e normas e procedimentos de gestão, apresentados pelo Secretário de Gestão Nacional, Francisco Donato, e pela gerente nacional de Formação Política, Elisiane da Silva. O vereador de Santo Antônio da Patrulha e coordenador estadual de formação política, Charlis Santos, também participou das atividades realizadas.

Todos os projetos apresentados pelo presidente João Alberto foram aprovados pela direção nacional da Fundação Ulysses Guimarães.

Confira os principais projetos para o ano de 2017:

 

Novos Rumos

Serão bate-papos informais entre estudantes, políticos e especialistas de diversas áreas na sede estadual da FUG-RS. A previsão é de que sejam realizados oito encontros ao longo dos anos. Será realizada também transmissão ao vivo para as demais unidades da Fundação Ulysses Guimarães no País. O objetivo é debater ética, transparência, inovação e um novo modelo para a sociedade brasileira por meio de debates a respeito de questões estruturantes da gestão pública.  A opinião de especialistas brasileiros de diferentes segmentos é de extrema importância para que se possa abranger um grande leque de percepções e enriquecer as discussões.

Os principais temas debatidos serão transparência, inovação e um novo modelo para o futuro do Brasil.

 

Circuito Construindo o Futuro (Encontros de Direito e Gestão Pública)

Seguindo o projeto realizado em 2016 (Circuito Pensando o Futuro), o Circuito Construindo o Futuro tem como objetivo debater assuntos como o momento político do país, ética e a eficiência da gestão pública em pelo menos oito encontros com universitários no primeiro semestre de 2017. Os participantes serão os universitários das instituições que receberão as atividades da FUG e cursam Administração, Direito, Ciências Contábeis e Economia.

A expectativa é de que 2 mil universitários participem das atividades do primeiro semestre. O principal tema debatido será “O papel do Direito na Gestão Pública Moderna”.

 

Circuito Construindo o Futuro - Desenvolvimento da Fronteira

                O Circuito Construindo o Futuro na Fronteira será uma extensão dos debates para a região da fronteira do Rio Grande do Sul. O objetivo é promover ampla discussão sobre temas políticos, econômicos e sociais da região de fronteira do RS, além de incentivar a participação e fomentar a elaboração e sugestão de ações regionais em favor de um novo projeto nacional.

 

Pensando 2020

Com público de líderes municipais, pré-candidatos a prefeito nas eleições 2020 e candidatos a cargos das executivas municipais. O objetivo é reposicionar os candidatos no cenário político municipal e prepará-los para as eleições de 2020. Promover a reflexão sobre temas políticos, econômicos e sociais dos municípios, bem como apresentar e discutir as funções de cada cargo dentro das executivas municipais.

A atividade será realizada por meio de encontros regionais, organizados pela FUGRS e o PMDB local, cujas ações deverão favorecer a troca de experiências e a análise de aspectos positivos e negativos da atuação dos candidatos e do partido nas localidades. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer “cases de sucesso” em atuações no executivo e legislativo municipais, que irão exemplificar estratégias de campanha e suas especificidades.

 

Redefinindo Bandeiras - Encontros Macrorregionais

Serão nove encontros regionais com dirigentes e sociedade civil. Seminários sobre os grandes temas do enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial. O público será de correligionários e sociedade civil para tornar os debates próximos da realidade dos gaúchos e que propiciem ações efetivas em torno da cultura afro.

O objetivo é desenvolver debates qualificados para produzir reflexões essenciais sobre o resgate histórico da cultura afro, assim como, atualizar os grandes temas de enfrentamento. Traçar perspectivas para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo.

 

Juventude Na Estrada

A segunda edição da #JNE será realizado no ano de 2017 com 10 eventos macrorregionais que tratam de temas como reforma do Ensino Médio e as políticas de juventude. O objetivo é ouvir os jovens e suas demandas para melhor capacitá-los como liderança. Dar voz à quem participa e tem ideias para desenvolver tanto nosso estado quanto nosso país. Assim, se poderá fazer uma prospecção das ações do partido e atender aos reais anseios da sociedade.