Notícias

postada em 18/01/2017

Renovada a parceria com o Juventude na Estrada

O projeto Juventude Na Estrada foi a pauta da reunião, realizada na noite desta terça-feira,17,  entre o presidente da FUGRS, João Alberto Machado, e integrantes da Juventude do PMDB. Na sede estadual do partido, definiram-se alguns pontos da iniciativa, que foi implantada em 2015, ficou suspensa em 2016 e, agora, irá promover dez encontros macrorregionais ao longo deste ano.

O presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, conduziu os trabalhos e colheu sugestões e propostas sobre as cidades a serem contempladas e os temas a serem abordados nas localidades, bem como, o melhor formato para as discussões. O dirigente reafirmou que o objetivo maior do projeto é capacitar o jovem gaúcho e lembrou que a JPMDB é pioneira neste debate sobre a reestruturação do Estado além dos limites partidários. “Em 2015, chegamos a mais de 3 mil jovens nas cidades onde estivemos. Neste ano, no mínimo, iremos manter esta meta”.

Os participantes definiram que, de abril a dezembro, o Juventude na Estrada irá estar presente nos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Rio Pardo, Cruz alta, Frederico Westphalen, Roca Sales, Restinga Seca, Tramandaí, Rio Grande e Gramado. Entre os assuntos apresentados, destacaram-se a reforma do Ensino Médio e as políticas de juventude como temas recorrentes para todas as regiões. A escolha sobre os demais temas e os debatedores a serem convidados, assim como o mediador, será definida em novo encontro.  O encerramento das atividades, porém, já está definido e ocorrerá em um congresso na litorânea Tramandaí.

Após apresentar o também integrante da JPMDB, Charlis Santos, como o representante da FUGRS para o projeto, o presidente João Alberto Machado destacou a importância da iniciativa como espaço para formação de novas lideranças políticas. “Precisamos ouvir os jovens e suas demandas para que possamos fazer uma prospecção das ações do partido e atender aos reais anseios da sociedade”, argumentou.

Machado assinalou também que a FUG dialogou, em 2016, com mais de seis mil pessoas em diversos encontros de formação. Para 2017, a meta é chegar a mais de dez mil participantes por meio de dois programas e oitos projetos. “Entre eles, está o Juventude na Estrada, que é ainda uma estratégia qualificada de oxigenar o partido, observou.