Notícias

postada em 25/08/2015

O 10º Encontro Estadual da Juventude do PMDB/RS reuniu muitos jovens em Gramado

O evento realizado na Câmara de Vereadores em Gramado reuniu centenas de jovens no último sábado (22). Durante o encontro ocorreu o lançamento nacional do projeto #JuventudeNaEstrada que é uma parceria da JPMDB e da Fundação Ulysses Guimarães Rio Grande do Sul. Na quarta edição estadual do projeto o tema do debate foi “Políticas de Acesso à Educação”.

 

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que foi recebido com aplausos e entusiasmo pela juventude do PMDB/RS. O governador destacou que as mudanças e transformações tem que passar pelo amadurecimento dos partidos. “Por isso, acho que é preciso fortalecer o PMDB, trabalhar junto com o Ibsen, os deputados, os diretórios municipais, com a juventude, com as mulheres, com a FUG/RS, com a nossa representação federal e com todos que estão trabalhando conosco”, afirmou. Segundo Sartori, para fortalecer o PMDB é preciso apostar na juventude, pois é única que pode trazer um dinamismo diferenciado e pode oferecer a aplicação de políticas, de discussão de temas e de debates que às vezes os mais velhos não conseguem se adequar. “A juventude deve protagonizar mudanças de estrutura política partidária em direção as mudanças que a população deseja que aconteçam na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País”, ressaltou. De acordo com o governador para isso é preciso ter um propósito, estudar, ler, discutir, debater e avançar cada vez mais. “Porque só a juventude pode oferecer o caminho da mudança e da transformação”, finalizou Sartori.

 

O presidente da FUG/RS, João Alberto destacou que é necessário mudar a perspectiva na forma de fazer política e transformar ela de uma questão monetária para pensamento político. “Discordar, brigar é que nos faz crecer e depois seguir o mesmo caminho de uma forma democrática. Mas para isso tem que conhecer o partido e ter uma posição de indignação que só a juventude pode ter”, afirmou. Durante sua participação no #JuventudeNaEstrada, o presidente da FUG/RS, também destacou que o PMDB pode aumentar em 30% sua representação.

 

Já o presidente da Juventude do PMDB/RS destacou que está sendo escrito um novo capítulo na história da política e do Rio Grande do Sul. “Estamos convictos que vivemos um momento de mudanças, transformações e enfrentamento das dificuldades, mas que o resultado será o crescimento do Estado. Nós estamos ao seu lado governador”, afirmou Roberto Fantinel. Já o presidente estadual do PMDB, lembrou um ensinamento de Ulysses Guimarães. “Questionado sobre quais as qualidades necessárias para exercer a vida pública, Ulysses disse que é preciso muitos atributos e características, mas que um deles é indispensável: coragem. E esta qualidade não falta a nosso governador”, ressaltou Ibsen.

 

Para abordar o tema “Políticas de acesso à educação” o 10º Encontro da Juventude do PMDB/RS teve como painelista Joel Maciel. Segundo Maciel, pesquisas mostram que hoje 62% dos jovens que concluem o ensino médio são analfabetos funcionais. “Nosso modelo de educação é falido”, afirmou Maciel. O painelista também destacou que o Brasil é o 5º país no ranking de investimento público, proporcional ao PIB. “Se o problema não é dinheiro é gestão”, enfatizou.

 

O evento contou com a participação de diversos líderes que prestigiaram o encontro dentre eles: presidente do PMDB-RS, deputado, Ibsen Pinheiro; presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edson Brum; secretário-geral do PMDB, deputado, Gabriel Souza; primeira-dama e secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; deputado, Tiago Simon; presidente da JPMDB Nacional, Pablo Rezende; Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; secretário-geral da JPMDB Nacional, Bruno Júlio; presidente da Associação dos Vereadores, Guto Scherer; presidente da JPMDB do Paraná, Vera Regina Giebmeyer; coordenador de Políticas de Juventude do Estado, Ricardo Bassi; vice-presidente do CONJUVE, Daniel Kieling; presidente do PMDB de Gramado, Éverton Michaelsen; coordenador do PMDB/Serra, vereador Evandro Moschen e o presidente da JPMDB Gramado, Anderson Boeira.