Notícias

postada em 04/01/2017

Os grandes projetos da FUG-RS para 2017

A FUG está com força máxima para começar 2017. Iniciamos o novo ano implementando oito projetos que serão desenvolvidos a partir do primeiro semestre. As propostas irão contemplar ações em favor da cultura negra, do empoderamento feminino, dos jovens estudantes do Ensino Médio e universitários, além de gestores públicos e futuros candidatos. Tudo isso, sem deixar de lado os cursos de formação, atividade primária da FUGRS, cujo carro-chefe em 2017 será o curso de Gestão Pública. 

Força Política Negra

Reafirmar a Força Política Negra é a base das ações do Movimento Negro Estadual do PMDB a serem implementadas em parceria com a FUGRS. No projeto Redefinindo Bandeiras, a realização de seminários pretende valorizar os grandes temas do enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Cada evento irá abordar um tema e um Congresso Estadual irá coroar as discussões e redesenhar suas bandeiras, atualizando seus conceitos. Segundo o presidente do Movimento e diretor da FUG, Clóvis André, as atividades irão acontecer em dez eventos, entre fóruns e seminários, congregando em torno de mil pessoas. Também a formação política e a Organização Jurídica estão no foco da iniciativa. Para isso, os cursos de formação da FUGRS irão contribuir para qualificação dos participantes da proposta.

Atividades para líderes municipais

Reposicionar os candidatos no cenário político municipal e prepará-los para as eleições de 2020 e discutir as funções de cada cargo dentro das executivas municipais são objetivos do projeto Pensando 2020. Sob a coordenação do líder Aluísio Teixeira, a iniciativa pretende discutir temas como a) Planejar para Acertar: responsabilidades compartilhadas e o papel fundamental do gestor local. b) A construção de um legado: a valorização do cidadão e as capacidades do gestor municipal. C) A política como instrumento de ação coletiva: a profissionalização da gestão. Além dos cursos de formação, serão realizados painéis e seminários voltados a líderes municipais e pré-candidatos a prefeito. As ações serão concluídas em quatro seminários macrorregionais que acontecerão em outubro de 2017.

Pensando o Futuro na Gestão Pública

Como instituição de formação, a Fundação Ulysses tem como dever maior o conhecimento, o planejamento e a ação de boas práticas. E conhecimento é pensar o futuro e deve estar à frente dos governos. Com esse intuito nasceu o Circuito Pensando o Futuro que, em 2017, será desenvolvido em dois enfoques. Em O papel do Direito na Gestão Pública Moderna, as ações preveem palestras com especialistas da área do Direito e Gestão Pública sobre temas econômicos, políticos e sociais para estudantes do ensino superior do RS. De acordo com o coordenador Charlis Santos, assuntos como o momento político do país, ética e a eficiência da gestão pública serão temas dos encontros com universitários dos cursos de Administração,  Direito, Ciências Contábeis e Economia das principais Instituições de Ensino Superior do Estado.

Pensando o Futuro na Fronteira

Para ampliar a atuação da FUG/RS, o Circuito Pensando o Futuro quer instigar ainda mais o debate. Por isso, em 2017, estará junto às universidades da Fronteira do Estado, discutindo assuntos cotidianos para quem vive em áreas de divisa. É o Circuito Pensando o Futuro na Fronteira que se apresenta com o tema Desenvolvimento Regional na Área de Fronteira.  “Realizaremos uma série de bate-papos com acadêmicos, especialistas e gestores sobre temas econômicos, políticos e sociais voltados ao desenvolvimento das regiões de Fronteira do Estado”, mencionou Leonardo Gonçalves, lembrando que as atividades ocorrerão em instituições de ensino superior daquela região.

Novos Rumos

Com o tema Transparência, inovação e um novo modelo para o futuro do Brasil, o projeto Novos Rumos irá trazer bate-papos informais entre estudantes, políticos, especialistas de diversas áreas sob a mediação do sociólogo Paulo Baía. Será realizada também transmissão ao vivo para as demais unidades da Fundação Ulysses Guimarães no País.

Juventude na Estrada

O projeto Juventude Na Estrada, idealizado em parceria com a JPMDB-RS em 2015, retomará suas atividades em 2017. Através do diálogo com a juventude partidária, o presidente João Alberto Machado pretende oxigenar o partido e qualificar os debates dos jovens.

Em sua primeira edição, cerca de 3 mil jovens de todo o estado participaram dos 10 encontros macrorregionais, e o projeto como piloto para o restante das filiais da FUG. A ideia é manter a meta para o ano de 2017. 

Diálogos

Criado em 2015 para discutir o papel e os desafios femininos na política, o projeto Diálogos – em parceria com o PMDB Mulher RS – seguirá como um dos eixos de atuação da Fundação Ulysses Guimarães. Com o formato de eventos macrorregionais, que reúnem companheiras de diversas coordenadorias, os debates tratarão sobre empoderamento político, saúde integral, dignidade no trabalho, superação da violência e equidade de gênero.