Notícias

postada em 03/12/2016

PMDB Mulher do Litoral Norte realiza evento de final de ano em parceria com a FUG-RS

Depois do projeto Desafios, realizado nos meses de março e abril de 2016, a Coordenadoria do Litoral Norte, em parceria com a FUG-RS organizou o encontro de final de ano com o tema “Os desafios da mulher na atualidade”. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Imbé neste sábado, 3 de dezembro.

A coordenadora do projeto Desafios e Secretária das Mulheres do PMDB do Litoral Norte, Evelize Fabrício, apresentou os números da primeira edição do projeto. “Ao todo, 315 mulheres debateram sobre o combate à violência, a defesa da saúde íntegra, a mulher no mercado de trabalho e o empoderamento feminino por direitos iguais. Esse é um passo muito importante na luta pelas mulheres”, afirma.

Estar em um encontro com as mulheres, para a diretora da FUG, Joseane Toebe, é uma alegria. “A Fundação está sempre ao lado dos movimentos do PMDB e abre essa possibilidade de novos encontros de debate sobre a mulher”, explica. “A Evelize tem se dedicado positivamente nestes encontros em que a mulher é a protagonista. O projeto Desafios é um exemplo a ser seguido nas demais coordenadorias”, aponta.

Prestigiando o encontro, o deputado Gabriel Souza elogiou a mobilização das mulheres para uma mudança na política. "Esse é o momento em que mais temos organização feminina nos últimos anos no litoral norte. A Evelize está de parabéns por essa iniciativa", reafirma.

Também participaram do encontro a vereadora representante do núcleo estadual, Bianca Menegali, e a vereadora de Imbé, Joselaine Barbosa.

 

Empoderamento feminino em pauta

Uma das palestrantes do encontro deste sábado foi a advogada Gabriela Schardosim. Além de traçar o histórico da participação feminina na política, Gabriela fez uma análise dos resultados das eleições de 2016. “A emancipação da mulher só ocorre em 1922. A primeira prefeita da América Latina, eleita em 1928, é do município de Lajes, no Rio Grande do Norte”, explica.

Apesar do eleitorado feminino ser maioria – 52% –, o número de candidatos a prefeito homens foi de 87,02% enquanto de candidatas mulheres o número chegou a apenas 12,98%. “Por mais que os homens representem um montante de quase 90%, quando há uma disputa páreo a páreo, a comparação da porcentagem de votos é a mesma”, aponta.

Comparando com a média de candidatas no país, o PMDB-RS ultrapassa esse número, com 32% de candidatas a prefeitas. “Há um contraste com a realidade do Brasil em 2012. Segundo pesquisas, de 188 países avaliados, o Brasil ficou na posição 126 tratando-se do número de candidatas. Ainda temos muito no que evoluir”, aborda.

Em seguida, Neusa Carvalho fez uma reflexão sobre os desafios da mulher na atualidade.