Notícias

postada em 27/11/2016

Romero Jucá: “Estamos salvando o Brasil para o futuro”

“Eu quero transformar esta força que temos não num partido, sinônimo de burocracia e pouca representatividade que só funciona em época de eleição. Queremos uma força política permanente, que faça política por mais de três anos. Somos eleitos para representar as pessoas.” Assim, o presidente Nacional do PMDB, Romero Jucá, reafirmou, no sábado (26), sua intenção em recriar a lendária legenda Movimento Democrático Brasileiro (MDB), apresentada ainda na sexta-feira, primeiro dia do Ciclo de Debates com prefeitos e vice-prefeitos eleitos do PMDB, no Hotel Ritter, em Porto Alegre.

Jucá defendeu a ideia de se montar, com os correligionários do país, um grande grupo de whatsApp, que é a maior rede social do Brasil,  para que as lideranças possam efetivamente ouvir a população. “Temos de deixar de ser um partido pasteurizado, para ter bandeiras claras. Ser o partido da governabilidade é dar força política para outras legendas”, argumentou.

O líder lembrou também que o novo programa partidário deverá ser referendado durante encontro em Brasília, em data a ser definida em fevereiro de 2017. “Temos de ter clareza no que defendemos, pois não podemos mais ficar em cima do muro. Quem concordar que permaneça conosco. Quem não concordar, que saia. Pois, somente dessa maneira, teremos o respaldo da ponta, do vereador, do prefeito e do cabo eleitoral”, resumiu.

Nesta rede, segundo Jucá, uma linha de comunicação de contato efetivo com a comunidade é fundamental. “Para fazer isso, precisamos ter comunicação direta com o eleitor, pois em política não existe verdade absoluta. A verdade está com quem ganha a eleição. Então, para vencermos, temos de fazer enfrentamento. Quem foge disso perde a eleição”, simplificou.
 

Bandeiras - Jucá ressaltou que a mudança efetiva de postura do (P)MDB passa pela clareza de posições, pela construção de identidade e posicionamento nas questões fundamentais para a sociedade. Lembrou mais uma vez que os recursos da repatriação serão repassados para os municípios a partir do próximo ano. Mencionou também que as Propostas de Emenda Constitucional, como a do limite de gastos e as reformas da previdência e trabalhista, serão aprovadas.

Credibilidade do Governo, Segurança Jurídica e Previsibilidade para a Economia são, para o senador, os pilares que sustentam um modelo econômico favorável a empresários e consumidores. Segundo ele, é somente este cenário confiável que destravará a segurança e irá permitir o retorno do crescimento do emprego e do consumo. “Mas só ajuste fiscal não resolve. Temos de investir na microeconomia, nas atividades que gerem emprego.”

Bandeiras regionais também são essenciais na opinião de Jucá para a sustentação do novo MDB. “O RS, por exemplo, precisa saber quais são as bandeiras que respaldam algo diferente no Estado. Esta discussão é do Estado e das cidades. Haverá o apoio do partido nacional, mas cada localidade tem de saber o seu diferencial”, pontuou.  Em seu discurso, ainda assinalou que o resultado do governo (Michel) Temer não será para agora. “Nós estamos salvando o Brasil para o futuro”, finalizou.