Notícias

postada em 25/11/2016

FUG-RS reúne prefeitos e vice-prefeitos para 1º Ciclo de Debates no primeiro dia de atividades

Ser elo do cidadão e da base partidária com o pensamento e ações programáticas do PMDB, instigar a participação nos movimentos e conselhos, orientar nas diretrizes partidárias, auxiliar a defender estrategicamente as bandeiras peemedebistas aos seus candidatos e representantes, promover a formação política, além de acompanhar a execução destas iniciativas durante o decorrer do ano, compõem o calendário institucional da Fundação Ulysses Guimarães.

Neste contexto, é o momento de auxiliar aos novos e reeleitos gestores em seu principal desafio: adquirir a eficiência na gestão. Com esse objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul oportunizou conhecimentos durante o 1º Ciclo de Debates com Prefeitos do PMDB, realizado nesta sexta-feira e sábado, no Hotel Ritter.

Cerca de 140 prefeitos e vices participaram do encontro que desmistificou as formas de obtenção de convênios do município tanto no âmbito federal quanto no estadual, além de relacionar as secretarias e projetos de forma transversal, ou seja, criar um planejamento estratégico eficaz.

Durante o primeiro dia de atividades, os painéis foram compostos pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e pelo diretor do Instituto Inovação, Joel Maciel. Além disso, contou com a troca de experiências entre os prefeitos de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz.

 

A volta do MDB anunciada pelo presidente do PMDB e senador Romero Jucá

 

Uma das presenças mais esperadas da primeira noite de atividades foi o presidente nacional do PMDB, Romero Jucá. O senador falou sobre os anseios da sociedade. “O povo quer coisas diferentes. Por isso, temos que ter clareza em nossas posições e identidade. As pessoas precisam saber que somos seus representantes e as defendemos”, afirma.

Jucá falou, ainda, sobre a luta política. “Nós temos que ter muitas bandeiras nacionais, estaduais, municipais e regionais. A luta de uma prefeita no RS deve ser a mesma de outros lugares do país e ter o mesmo apoio do partido também”, esclarece.

Durante seu discurso o presidente informou, em primeira mão aos prefeitos gaúchos, uma consulta que será realizada nos partidos estaduais. “Estamos lançando aqui no Rio Grande do Sul a proposição de deixarmos de ser um partido para sermos uma força política”, explica. “Nós vamos ouvir os membros dessa força política para verificar e aprovar o nome MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Não queremos ser políticos, queremos ser uma força política, um movimento transformador”.

O senador informou que essa pesquisa será realizada pela FUG. “A partir da posição dos filiados, iremos encaminhar aos órgãos necessários. Nós já fomos esse movimento e temos história: enfrentamos a ditadura e reconstruímos a democracia no país. Chegou a hora de reconstruirmos o desenvolvimento social e econômico”, enfatiza.

Outra boa notícia foi anunciada por Jucá: os recursos oriundos da repatriação serão repassados para os municípios a partir de janeiro de 2017.

 

Núcleos participam da capacitação

 

Com grande influência nos resultados positivos das eleições de 2016, os presidentes dos Núcleos do PMDB/RS foram convidados para darem início às atividades.

O presidente da Juventude do PMDB no Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel, destacou a importância de dar voz à juventude nos municípios. "Os jovens querem contribuir para o desenvolvimento das cidades gaúchas. Por isso, prefeitos, a implantação de um conselho da juventude é um passo para construir uma sociedade mais justa e que se importa com o futuro".

Já para Clóvis André, presidente do Movimento Negro do PMDB Nacional, investimentos em cultura representam a sociedade. "O partido precisa ter a capacidade de representar os anseios da sociedade. E um dos caminhos é através da cultura. Os investimentos com estão disponíveis, o que falta são projetos. O movimento negro está à disposição para auxiliar os municípios", afirma.

Regina Perondi, presidente do PMDB Mulher do RS, apresentou os números das eleições das mulheres. "Tivemos o maior número de vereadoras eleitas pelo PMDB no Brasil. Prefeitos, invistam em gabinetes e secretarias com mulheres atuantes. Criem setores de políticas públicas voltadas para as mulheres", sugere.

               

Presidentes da FUG-RS e do PMDB-RS participam de abertura

 

Durante a abertura do evento, o presidente da FUG-RS, João Alberto Machado, falou sobre os números da qualificação realizada com os gaúchos. “Durante este ano, já formamos 6500 alunos em 204 turmas. Nossa intenção é aumentar ainda mais esse número em 2017. Os resultados foram muito bons, temos prefeitos, vice e vereadores que eleitos que participaram do nosso Programa de Formação Política”, afirma. O presidente ainda reafirmou a união necessária entre a FUG  e o PMDB. “O partido e a Fundação são um só. Precisamos trabalhar no único sentido de construir uma sociedade justa. Estou muito feliz em ser presidente da FUG e poder fazer política de uma forma diferente: através da educação”. Sobre o evento, João Alberto destacou a importância de compartilhar experiências com os futuros gestores. “Esta é uma oportunidade de ouvir e aprender com parceiros de partido. Além das palestras, o convívio entre gestores é muito importante para as ações do mandato”, enfatiza.

O presidente do PMDB-RS, Ibsen Pinheiro, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Fundação e a sua relação com o PMDB. “O partido tem a capacidade de construir caminhos alternativos, especialmente em horas de crise. Somos o partido mais votado para prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul. Isso mostra ainda mais nossa força”. Ibsen falou ainda sobre o atual cenário político no país. “Do ponto de vista eleitoral este é o momento mais importante que vivemos. O momento de administrar um remédio amargo. Está é a única possibilidade da cura do paciente. Nossa cidade. Nosso estado. Nosso país”.

 

Políticas Públicas desenvolvidas pelo MDSA, com Ministro Osmar Terra

 

Ao encontro do que necessitam os novos eleitos peemedebistas – uma gestão eficiente –, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, comprovou que planejamento e execução efetiva são a diferença, como tem sido no Novo Governo.

A exemplo, o Cadastro Único, realizado pelo Governo Federal, tornou-se a porta unificada para participação dos programas sociais como Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Telefone Popular e o Minha Casa Minha Vida. Evitando duplicidades e acelerando a obtenção dos benefícios ele também atua como um mapa das necessidades da população.

O Cadastro Único é a porta para a entrada em vários Programas Sociais do Governo Federal, o próprio Bolsa Família, com o aprimoramento seus novos mecanismos de controle, já apontou 1 milhão dos cerca de 13 milhões de beneficiários com irregularidades. “O bolsa família é para ajudar as famílias a saírem da pobreza. Nós estamos fazendo um grande trabalho com o Sebrae para propor que cada prefeito encontre maneiras para gerar emprego e renda, ainda que estejamos na crise. Afinal, só o prefeito pode mobilizar as forças produtivas e dar um rumo para o desenvolvimento”, explica.

Durante sua fala sobre o PMDB e a FUG, Terra conceituou como partido do desenvolvimento econômico. “Apesar de todas as dificuldades, somos um partido que cresce. E os cursos da Fundação são realmente agentes transformadores dentro dos nossos quadros partidários”, cita.

O Ministro ainda aconselhou os novos gestores municipais. “Esperamos mudar muito a vida das pessoas mais necessitadas. Meu conselho aos prefeitos é que não fiquem nos gabinetes. Saiam para as ruas e falem com a população. Conheçam

 

Joel Maciel e a gestão estratégica

                                                                                                                                                                  

Durante sua palestra sobre Gestão Estratégica, o diretor do Instituto Inovação, Joel Maciel, falou sobre a importância de saber se comunicar. “Planejamento de comunicação é essencial para uma gestão de sucesso. Gerencie pessoas sob ótica dos 3 níveis organizacionais: estratégico, executivo e operacional”, afirma.

Segundo Joel, governar se faz com pessoas. “Por isso, devemos escolher pessoas habilidosas. Essas estratégias vão além do nosso governo.  Liderança é saber dar um norte para a gestão, e isso também faz parte do processo de gestão municipal”, afirma. “O mundo caminha para digitalização, então construa a responsabilidade compartilhada. Utilize as redes a seu favor”, finaliza.

   

Segundo Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, cargos municipais são os mais gratificantes

Durante sua participação no 1º Ciclo de Debates com Prefeitos do PMDB, o Ministro-chefe da casa civil, Eliseu Padilha, disse que os líderes municipais são os portadores das soluções das grandes questões do Rio Grande do Sul. “Não há cargo mais gratificante, realizador e contemplador do que o de prefeito, vice ou vereador”, afirmou o ministro. “Eu confio nos prefeitos e no cidadão brasileiro. Confio na imaginação e na capacidade de doação de cada um de vocês”, ressalta.

Padilha ainda elogiou o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá. “O Jucá chega à presidência num momento histórico. As formas antigas de se fazer política não servem mais”, aponta.

Ao relembrar o início do Programa de Formação Política, o ministro discursou sobre a importância do ensino à distância iniciado há 10 anos. “Esse processo é fundamental dentro do partido. É a oxigenação necessária para evoluirmos. Para vocês terem noção disso, o presidente Jucá já ministrou cursos da FUG em aldeias indígenas em Roraima”.

O evento promovido pela filial do RS deixou o ministro satisfeito. “Nós estamos contracenando com aqueles que serão portadores das grandes questões dos municípios gaúchos. Meus prefeitos, saibam que a porta de vocês será mais procurada do que antes. Isso porque as pessoas confiam em vocês para uma boa gestão”, finaliza.